Páginas

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A propósito de João

Temos visto como o conhecimento tem, nestes tempos de facilidades tecnológicas, se deteriorado, ou perdido o seu valor, parece-me que, a facilidade de obtenção de informação não esta ajudando na formação mais sólida, ou até mesmo provocado um  relaxamento, que beira ao descaso.
O problema não é desconhecer algo (ignorar), mas achar que sabe ou obter informações às ligeiras.
Em um domingo, do mês passado um irmão, estudante de teologia, assumiu o púlpito para falar de João, baseado em  João 5:1-9, que narra o milagre ocorrido com um deficiente que não conseguia chegar a água do tanque. acredito ser um texto bem conhecido de quem tenha lido o evangelho.
Até aí tudo bem, agora começam os problemas, o citado pregador explicou que gosta de conhecer o significado das palavras que tem pela frente, ótima atitude, explicou que foi buscar o significado de Pavilhão, e que igualmente quis conhecer melhor o autor do texto: João, e explicou:
-Que João foi uma pessoa  um tanto excêntrica, que gostava de comer mel silvestre, e citou os textos nos quais tinha feito sua busca.  Matheus 11:7-11 e Lucas 1:13; como sempre recomendo, pegue sua Bíblia e leia os textos citados.
 Como você pode perceber  esses textos citados referem-se a João o batista, aquele que foi enviado para aplainar o caminho do Senhor; esse foi decapitado por Herodes. Se atentarmos para os detalhes veremos que:  - João o Batista era filho de Zacarias e Izabel; o  João que escreveu  o evangelho,e epistolas era filho de Zebedeu, a Bíblia omite o nome de sua mãe, a mesma que vai pedir a Jesus para que no reino, seus dois filhos, João e Tiago se sentassem ao seu lado, confira em Matheus 20:20-24.
Com esta narração não quero crucificar ninguém, mas ressaltar como hoje "pastores",  pregadores, mestres, conduzem o ensino que levam ao seu povo.
Me parece que a ligeireza com que realizam seus estudos e ou leitura  e, com a veemência com que difundem seus ensinamentos em bases erradas, sejam essas as causas de tanta bobagens que vemos  difundidas por aí, prestando um  estrago  á causa do testemunho do evangelho da salvação.
Aprendam um cuidado que devemos ter sempre que alguém estiver falando sobre o evangelho e ou assunto no qual  citem a Bíblia, anotem e confiram; cuidado com informações que se baseiem em um pequeno versículo, leiam o capítulo onde esse texto esta inserido, comparem com  textos  interligados. 
Desculpem-me escrever sobre isso, mas o estou fazendo, depois que um pastor afirmou do alto de um púlpito: "-Os mais idosos muitas vezes podem ter uma visão maior que a do Pastor, mas o pastor deve obrigatoriamente ter uma visão maior que suas ovelhas, pois se a ovelha tiver mais visão do que o pastor, essa ovelha não precisa de pastor".-(isso dito  a propósito de observações que lhe haviam sido feitas pela liderança da igreja). V.D.M.I.Ae.
Que o Senhor Deus  tenha misericórdia de nós.