Páginas

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Revelações do espírito ? Qual?


Dias atrás, em uma conversa informal, ao tratar de fé, pudemos constatar com alguma tristesa, o deconhecimento da palavra de Deus; e saibam o interlocutor não era  um neófito. 
Este estado de coisas em que estamos; em que as pessoas frequentam as igrejas, (em minha cidade parece serem em maior número do que bares), entram, não conhecem ninguém, cantam um sem número de músicas despidas de sentido, centradas a maior parte das vezes no "eu", exigindo, pedindo, se apossando de bençãos, gritando ao comando do lider, com a orientação que aquela balbúrdia toda é louvor, comparecem com dízimos, ofertas, etc.,  ouvem quando é  possivel uma pregação, na maioria das vezes, repetição de textos bíblicos, retirados de seus contextos, aos gritos, a guisa  de oratória, saem com uma sensação do dever cumprido, tão ou mais vazios do que entraram.
Cegos ensinando cegos, a caminhar por trilhas que nem eles caminharam...
Falam de uma certa palavra interna, que dizem ser revelação de Deus , esquecendo-se da natureza corrupta do coração humano. Leia Jeremias l7:9.
Essa mesma atitude tiveram lá naqueles tempos em que professar Jesus, e a fé como unico meio de salvação, poderia levar diretamente à fogueira; no meio da reforma apareceram  também fanáticos, visionários que afirmavam:
As revelações do espírito eram o meio pelo qual a reforma deveria efetuar-se -Quem quer esteja de posse desse Espírito, diz, possui a verdadeira fé, embora na vida nunca tenha visto as Escrituras. Os pagãos e os turcos estão mais aptos a recebê-lo que muitos Cristãos que nos chamam de entusiastas. Para receber esse Espírito precisamos mortificar a carne, vestir andrajos, deixar crescer a barba, ter fisionomia triste, guardar silencio, retirar-nos para lugares desertos e suplicar a Deus que nos dê sinal do seu favor, Deus então nos falará, como outrora falou  a Abraão, Isaque e Jacó.  Recebi de Deus a incumbência de reunir os seus eleitos numa aliança eterna e santa", quem assim falava respondia pelo nome de Tomas Munzer - Historia da Reforma -J.H.M.D'aubigné-3volume página 207- Ed.Casa Ed.Presbiteriana.
Notem que os novos entusiastas, fizeram uma pequena alteração no que disse Tomas Munzer, lá no passado,  não é necessário mortificar nada, basta alguns jejuns, vestir os melhores ternos, escanhoar muito bem o rosto, irmos em caravana para os lugares ditos Santos, profetizar, mover no sobrenatural, assim  Deus providenciará, tudo aquilo que nós sonhamos, desejamos, ou exigirmos, pois ele prometeu.
Parece que esses  sevandijas da fé nunca leram o que se segue:
"Senhor Deus já não sou orgulhoso; deixei de olhar os outros com arrogância.
Não vou atrás das coisas grandes e extraordinárias, que estão fora do meu alcance.
Assim, como a criança desmamada fica  quieta nos braços da mãe, assim eu estou satisfeito e tranquilo e o meu coração está calmo dentro de mim.
Povo de Israel, ponha a sua esperança em Deus o Senhor, agora e sempre."
Leia esse texto na Bíblia, salmo  131.
Leia ainda, Jeremias  5: 26-27, acautelem-se.

Senhor na Sua Grande misericórdia, nos dê discernimento para escapar desses mercadores da fé.


V.D.M.I.Ae.