Páginas

quinta-feira, 21 de março de 2013

Educere, prá onde?



Hoje foi ficar nas amenidades, pois levar a serio isso tudo que anda por aí, no dito mundo evangélico, ultimamente tem provocado engulhos a cada dia mais severos.
No mundo dito normal, estou também enfastiado com essa enorme preocupação com o chutebol, (acho este o melhor nome do que anda ocorrendo no mundo da bola), com a deusa OCAP, com os milhões de reais que estão sendo canalizados  para construção dos estádios, enquanto hospitais estão fechando o atendimentos aos pobres, entenda-se SUS, e com a falta de remédios para atender a diabéticos, e filas  em postos de saúdes para marcação de consultas que serão feitas na melhor das hipóteses, nos próximos três meses, isso se a vítima não morrer antes. E se morrer antes da consulta devera o “de cujos”, ficar esperando por no mínimo cinco horas para ser levado ao IML.
No mundo da fala da governamenta também não dá, pois me parece que a presidenta tem uma capacidade limitada para fazer os doze por cento de retirada do imposto da cesta básica, chegar ao bolso do consumidor,  este que se de por satisfeito se conseguir os sete ou seis por cento, afinal os intermediários entre o produtor e o infeliz consumidor tem que reajustar os seus índices de lucro, na apropriação de parte desses doze por cento...
Então não dá para abordar nem uma coisa E nem outra... Ops! Tai um assunto momentozo, a prova de redação do ENEM, sem ezagero, comsertesa, esse eh um açunto momentozo.
Ocorreu-me agora que há uns cinco anos  recebi como curiosidade um folha impressa inclusive em cores.
Segundo a pessoa que deu essa folha,  a havia conseguido na internet.
Lí, ri um bocado e a guardei em uma das bíblias de estudos que mantenho, só não sabia qual, mas diante do assunto escolhido não me foi difícil achar a indigitada folha, afinal, não tenho tantas bíblias de estudo quanto gostaria de ter.
Não tenho na folha em questão a identificação de sua origem, razão pela qual deixo de fazer essa identificação e vou tomar a liberdade de  reproduzir aqui a sua idéia básica, vamos lá, vou  fazer um apanhado.
Diz o autor que a proposta é um plano de cinco anos  para permitir que o brasileiro tenha auto confiança na sua capacidade gramatical e ortográfica. A proposta visa facilitar as coisas para os analfabetos funcionais ao invés de propor uma melhora no ensino.
Proposta para o primeiro ano de aplicação da reforma ortográfica.
O “Ç” irá substituir o “S”e o “C” sibilante, e o “Z” e “S” suaves, veja como ficará um texto  redigido com tal modificação
-Peçoas que açeçam a internete com frequência vão adorar, principalmente os adoleçentes,
Neste mesmo ano o “QU” em que o “U” não é pronunciado çerão trokados pelo “K”, já que o com é ekivalente. Iço vai akabar kom a konfusão e os teklados de komputador terão uma tekla a menos.
Para o segundo ano:
Aproveitando o entusiasmo do públiko no çegundo ano, kuando o “H” e todos os acentos, inkllusive o til seraum eliminados.
O”CH” çera simpllifikado  para”X” e o”LH” para “LI” ke da no mesmo e é mais fácil. Iço fará ko, ke palavras como “onra” fikem vinte por cento mais kurtas e akabara de vez com o problema de çaber komo CE eskreve xuxu xá e xatiçe.
O”G” ço cera uzado kuando o çom for komo em “gordo”, e cem o “u”porke naum çera preçizo, já ke kuando o com for igual de “G” como em tigela, uza-çe o “J”, iço ira façilitr bastante a vida da gente.
Já no terceiro ano a açeitaçaum publika devera atinjir o estajio kom mudanças mais komplikadas. Çeraum removidas as letra dobradas , que çempre foram um problema  para kem ker soletrar, além de çerem abolidos os çinais de pontuaçaum já ke çaum difíceis de usar, e olia falando cério já vaum tarde.
No quarto ano:
Kom o uzo das modificaçauns até aki, poderaum  çer introduzidas a eliminaçaum do plural nos substantivo e no adjetivo e o uso do “U” nas palavra  komo fuziu, kriminau, já ke afinau a gente fala tudo iguau e açim fika mais façiu.
No kinto ano:
A reforma akaba kom a ipokrizia de çe kolokar o “R” no finau dakelas palavra no infinitivo já ke ningem fala mesmo e também o “U” ou “I” no meio das palavra ke todo mundo pronuçia com U ou I ai im  vez di çi iskreve pur ezemplu kem ker falar kom ele vamu iskreve kem ke fala kum Eli ke e muito milio  çertu? Os  çinau de interogaçaum  i di isklamaçaum kontinuam para açinalar as pergunta e as isklamaçaum  e pra jente sabe kuandu uma  fraze akabo.
Adotada eça reforma ningem vai te mais barrera pra çua açençaum çoçiau e çegurança pçikolojika todu mundu vai iskreve sempri certo i çi intaende muitu melio e di forma mais façiu e finaumente  todu mundo no Braziu vai çabe iskreve direitu  (E num vai te mais problema nus ezame do ENEM i vaum tira nota máxima na redaçaum), us blogeru us advogado us iskrito e até us pulitiko vaum  fala e iskreve ki e uma maravilia.
Intaum atinjiremu a perfeiçaum i a evuluçaum  finau da língua portugeza.
Baum, ops, digo Bom, eu como disse anteriormente não consegui achar o autor da ideia dessa reforma, se alguém o souber me passe essa informação pelo  email deste blog, e me perdoe o autor por ter feito esta síntese dessa  linda brincadeira.
Tai, um barão enfastiado com tudo o que anda por aí, até mesmo com esse negocio de  Enem, Enade, E não sei mais o quê lá, ao invés de realizarmos uma verdadeira revolução no ensino, ficamos com avaliações, quotas e  toda uma parafernália de manobras diversivas para justificar o injustificável,  os nossos amados e incuidados analfabetos funcionais.
Deus tenha piedade de todos nós apesar de nós mesmos.
V.D.M.I.Ae.