Páginas

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Parábola dos dias de hoje


Deus quando criou o mundo e tudo o que nele há, o fez  com um plano; a narração da criação encontrada em Gêneses, segue um projeto e um cuidado de verificação de cada etapa. 
Deus não estava somente criando a matéria visível, mas todas as Leis que se aplicam em todo o Universo para que ele  e tudo o que nele há siga a cada dia o seu inescusável caminho, com regularidade inabalável.
Como ápice desse ato criador: - o homem ,a quem foi dada a capacidade racional, a quem Deus  impôs uma só e clara restrição, que por obra e desgraça do Capiroto,ofuscando  o entendimento racional, levou o homem a quebrar a harmonia da criação, trazendo à toda inteira obra, o desequilíbrio da desobediência que ficou até os nossos dias gerando os problemas que hoje enfrentamos.
Mas pela Palavra de Deus vemos seu amor, colocado, aplicado em um trabalho contínuo de recolocar Sua obra no reto caminho da restauração.
Mas como o anjo de luz, Lúcifer agora Capiroto, que desejou colocar o seu trono acima dos céus, o homem hoje como no passado, como no dia da queda, quis, almejou, sonhou e continua sonhando ocupar o lugar de Deus.
No passado, saído do Egito,por suas desobediências a Deus, não confiando nas Suas providências e apoio, passou quarenta anos vagando pelo deserto.
Tempos depois desejou chegar ao céu, construiu uma torre para realizar o feito, conseguiu introduzir a confusão na linguagem dos povos, gerando mais sofrimentos e desentendimentos.
Jesus veio trazer o cumprimento da lei, o estabelecimento de  uma nova Aliança, firmada com seu próprio sangue, vertido na cruz, de conformidade com o plano de Deus, para, pelo simples ato de crer, salvar o homem.
Crê no Senhor Jesus e ainda que morto viverás... mas o homem, novamente busca a glória mundi.
Estabelece regras, normas, ritos, separa novamente o homem de Deus, estabelece seus representantes  aqueles que irão orar por você, fazer jejuns por você, pregar a palavra de Deus, sic est, para milhões, melhor seria dizer por milhões; alcançar o céu por você, com seus jatinhos, comprados por você, e  então a pergunta que cabe é:
-Então o que devo fazer?
É simples, coloque a mão na arca (um  "mano aí", uma maneira modernosa de falar irmão, esta confundindo a dita de Noé, com a da Aliança), mas fique muito claro que colocar a mão na arca quer dizer; deixar o dindim lá, caso você não faça isso poderá perder o guarda chuva do apóstolo.
Quando ouvir o programa pela TV, ou Rádio, vê se comparece na igreja, caso contrário, você receberá somente meia benção.
Parece que o que se fala ou escreve, alertando para essas atitudes espúrias, apostasias, mentiras deslavadas usando  trechos bíblicos, cuidadosamente escolhidos e separados do contexto, não atingem seus objetivos, decidi, aos moldes do nosso Salvador, lançar uma parábola, que sempre foi a forma ideal de transmitir um ensinamento:

Parábola dos dias de hoje, quem ler entenda...

Passava, ao cair da tarde, por uma rua  da cidade, um homem simples, abatido e com rosto carregado de preocupação; em direção contrária, entre outras pessoas, um homem com um semblante  descontraído.
Ao se cruzarem os dois personagens, o homem preocupado dirige-se o descontraído:
-Senhor, me perdoe por tomar um pouco do seu tempo, mas Deus tocou no meu coração, para contar o meu problema para o senhor.
-Me desculpe mas eu não tenho muit....
-Não vai demorar muito tempo, e ajuntou, eu recebi uma incumbência que estava tentando cumprir, eu lhe explico:
Na cidade de onde eu venho, uma senhora bem velhinha me pediu para vir receber o premio deste bilhete de loteria que foi premiado (e exibe o próprio), mas o ônibus que eu vim quebrou na estrada e chegou aqui, agora pouco. (sem dar tempo para o outro respirar atalha)
-Como o Sr. pode ver a loteria já esta fechada, além do que, depois de receber o dinheiro, eu deveria entregá-lo na Santa Casa, que eu nem sei onde fica.
-Não tenho dinheiro comigo, pois a senhora  que lhe falei tinha me autorizado a tirar dois mil reais como recompensa pelo trabalho, e exibe a carta de autorização.
Não é necessário  comentar que os olhos do  descontraído cresceu... vendo ali uma boa oportunidade.
O homem com o bilhete na mão acrescenta:
O Senhor poderia me ajudar, eu deixaria o bilhete com o senhor, que depois de receber na loteca, o senhor poderá ficar com os dois mil reais, pois eu tenho que voltar ainda hoje para minha cidade pois minha mãe também está doente e vai ficar muito preocupada. Como eu não tenho dinheiro, o Sr. poderia arrumar algum pra mim e descontaria amanhã quando pegar os dois mil que eu teria direito e ficar para o Senhor.
A perspectiva de lucro, ou seja ganhar mais algum, talvez o dinheiro todo, o homem leva a mão ao bolso, apanha quatrocentos reais e oferece ao simplório, que aceita muito agradecido, acrescentado:
-Muito obrigado, o Senhor esta me ajudando a cumprir a promessa, muito obrigado, dizendo isso entrega ao outro o bilhete e a carta que autoriza a retenção de dois mil reais, e se retira.
-Com o bilhete na mão, contente, pois vai receber de volta mais que o dobro do que deu ao simplório, vai para casa.
Na manhã seguinte depois de um sono reparador, vai a loteca e descobre; que o bilhete é falso...

Eu pergunto a todos vocês que gastaram seu tempo lendo até aqui:
Qual do dois é mais safado, sem vergonha e aproveitador?

Respondam...

Deus tenha misericórdia de todos nós.

V.D.M.I.Ae.