Páginas

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Semeadura, mais uma parábola dos dias de hoje.


Sempre me encantou a forma com que Jesus Cristo em tão pouco tempo de seu ministério,conseguiu transformar alguns homens de rudimentar formação em pessoas de mais alta estatura ética. Seu procedimento básico foi o de falar por parábolas (narrativa alegórica com objetivo de levar o ouvinte a deduzir uma proposição moral)
Por pelo menos três oportunidades Ele propõe parábolas, relativamente a  sementes.
Em razão de ter completado já setenta e uma órbitas nesta jóia da criação -a terra- me ocorre vez ou outra uma insônia impertinente, que me leva a levantar fazer um chá, torradas e me postar diante da solerte máquina de fazer doidos, a TV, como isso ocorre nas  madrugadas, me vejo constrangido a assistir um megangelica pregação.
Dias desses, entre um sorvo de chá e uma mordiscada na torrada, ouvi o megapastor, ministroprofético, discorrer sobre uma lei, que não sei bem quem, nem me interessa saber, descobriu, ou achou na bíblia,(vinte um séculos, escrito na bíblia e nenhum teólogo viu?).mas, toda historia humana tem sempre um más, não sei se pelo assunto, ou pelo cansaço, ou por uma lógica usada, um tanto ilógica, sei que adormeci.
Aquele sono meio acordado, sei que sonhei, não sonho profético, sonho megablast  revelador.
Quando após um tempo, acordei, corpo dolorido, afinal vamos combinar, dormir ainda que em um sofá é desconfortável, o ministroprofético,  ainda falava de semear, não sei se por ser prolixo, ou por meu sonosonho ter sido muito rápido, decidi registrar o sonho, aqui vai:

"Tava assistindo televisão quando passei por canar que tinha um homem falando de semente, explicando como fazer a tar semeadura, me interessei  pra modique eu já fui plantadô.
Ele falô qui quando a gente pranta uma semente em terra boa, a colheita também vai se boa, o home tava falando uma verdade verdadeira, me lembrei que nuns  tempos ai pra trais, eu consegui cum um cumpadre uns setenta bagos de milho de muito boa qualidade, decidi plantá num pedacinho de terreno que tenho lá nos fundo do quintar.
Plantei cumo manda o riscado, e veio uma chuvinha peneirada, que junto com um calorzinho matreiro, feiz o milho crescer que dava pra ver com os olhoios; depois de um tempinho colhi umas noventa espiga de milho eu colhi como ele dizia, uns cem por cento, num sei o que quer dizer isso mas acho que deve ser bom.
Aí decidi ouvi o que o pastô tava falando, ele pediu pra gente fazer a semeadura e deu uns números de uma conta dum banco que já conhecia o nome, achei que ele tava certo.
No dia seguinte bem dimanhã sai vendi uma coisinhas apurei uns troquinhos e tirei o dinheiro de uma poupança que tinha e num rendia muito, fui no banco que o martelador, que  dizê, o pregador falou e botei o dinheirinho no número que tinha anotado.
Esperei o tempo necessário pra semente brota, crescer e voltei ao banco, pra retirar os porcentos, como la do milharar, falei com o gerente que me falô:
-O senhor fez realmente  esse deposito, mas não pode retirar nem os juros nem o depósito...a conta é da igreja  dos pastor...... e disse o nome dele...
Tomei um baita susto, voltei pra casa e fui vê os garranchos que eu tinha anotado, tava lá:
Os numeros, e anotado assim Mateus capitlo 3 inté 8- versíclo 13, procurei na Bibria e num achei, falei com a dona Francisquinha, que sabe dessas coisas e ela me ensinou direito, capitulo 13, versículo de 3 a 8.
Eu li, reli, tornei a lê, num tava entendendo muito bem, mas decidi  continua e aí meos olhos de abriram quando cheguei la versiclo, ou melho, versículo 20 e 23, não era de dinheiro que Jesus estava falando, era dos  ensinamentos, da palavra de Deus no coração dos homens...."
Acordei sobressaltado e suando, me dei conta que urge falar mais das coisas de Deus; de Jesus, deixarmos de filigranas  doutrinarias e pregar a cruz; que aceitação do sacrifício de Jesus não nos dá recompensa nenhuma, mesmo porque quando fizermos tudo muito direitinho em nossas vidas, só fizemos a nossa obrigação, a justificação só é alcançada  pela fé
Esse sonho parábola moderna nos leva a refletir, que devemos conhecer  a palavra de Deus, e quando tivermos dúvidas, procurar quem nos possa ajudar a entender e sempre conferir o que foi dito com o que está registrado na Bíblia, busque ler as referencias, aqueles  pequenos números no rodapé da página.
Que Deus tenha misericórdia de todos nós e nos abra os olhos.

V.D.M.I.Ae.

Como usei uma forma de falar de uma pessoa pouco letrada, vou transcrever abaixo de maneira mais formal.

[Estava assistindo televisão quando passei por um canal que apresentava um homem falando de semente, explicando como fazer uma tal semeadura me interessei em razão de já ter sido agricultor.
Ele falou que quando a gente planta uma semente em terra boa, colheita também será boa, o homem esta falando uma grande verdade, lembrei-me que há um tempo atrás, eu consegui com um amigo uns sessenta grãos de milho de muito boa qualidade, decidi plantá-los em um pedaço do terreno que tenho no fundo do quintal.
Plantei como manda a boa regra e ocorreu uma chuvinha fina e um calor providêncial fez o milho crescer a diante dos olhos, depois de um tempo colhi como disse o pastor cem por cento a mais, não sei o que isso quer dizer ao certo mas acredito que seja coisa boa.

No dia seguinte pela manhã sai e vendi algumas coisas para obter mais um dinheiro e retirei o dinheiro que tinha em uma poupança e que rendia muito pouco; fui ao banco que o martelador, quer dizer pregador falou
depositei o dinheiro no número da conta que ele havia dito:
Esperei o tempo necessário para a semente brotar, crescer, voltei ao banco para retirar os juros, como no meu milharal, falei com o gerente que me disse:
O senhor fez realmente este depósito, mas não pode retirar nem juros nem o valor do deposito que fez, essa conta é da igreja.......... e disse o nome do pastor...
Levei um grande susto, voltei para casa e fui ver as anotações que havia feito; estava la:
Os números e anotado Mateus, capítulo 3 até 8, versículo 13; procurei na Bíblia e não achei, falei com dona Francisquinha, que sabe essas coisas e ela me ensinou corretamente, capítulo 13: versículos de 3 até 8.
Eu li, li novamente, tornei a ler e não esta entendendo muito bem, mas decidi continuar lendo e então meus olhos se abriram quando cheguei no versículo 20 e 23, não era de dinheiro que Jesus estava falando era dos ensinamentos da Palavra de Deus no coração dos homens]