Páginas

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Onde está o Evangelho ?



O quê está acontecendo com o Evangelho que me ensinaram?
É a pergunta cheia de preocupações e de perplexidade, que não só eu, misero pecador, mas crente no amor de Deus, que providenciou o meio eficaz para a nossa salvação – o sacrifício vicário de Seu Filho e a fé com uma única exigência: o arrependimento para alcançá-la.
Sei e sinto que muitas outras pessoas estão em igual situação, adotando as mais variadas atitudes diante dos descalabros feitos sob o manto da Religião, outrora reformada a suas origens.
Muitas vezes este estado de coisas levam um grande número de pessoas à descrença e a desprezarem tudo o que se relacione com a religião Cristã.
Esses que se dizem Pastores, Patriarcas, visionários, criadores de esquemas de crescimentos inconsistentes em termos de conversão verdadeira, o Arrependimento dos pecados. São esses indivíduos os criadores de mentiras e ou interpretações particulares mais afeiçoadas aos seus desequilíbrios de caráter e ou as suas oscilações mentais, dando oportunidades às suas ganâncias e ou mesmo exacerbado desejo de reconhecimento de poder, que justificam os meios que adotam, de tal sorte que se confrontados com a verdade; não conseguem vê-la e correm a Bíblia para se refugiarem em trechos extraídos do contexto e que na sua ótica distorcida justifiquem as suas pretensões.
Negam as obras oriundas da verdadeira fé no Senhor Jesus -nascida de um verdadeiro arrependimento de suas vidas, até antes orientadas pelo instinto animal do corpo carnal que engrandece os desejos de poder, posses, sobrevivência, domínio, como o fazem os animais que vivem com esse mecanismo que lhes foi dado por Deus.
Mas essas pessoas que estão dominando os meios de comunicação divulgando mentiras embaladas com o nome de Fé, descuram ou mesmo omitem uma coisa básica como civilidade, verdade e ética, na satisfação de seus interesses doentios de poder, enfim faltos de amor ao próximo.
Ao invés de divulgarem, pregarem, as verdades básicas das boas novas do Reino de Deus, e se oporem e denunciarem falta de moralidade, nepotismo, se insurgirem contra os homicidas, contra os abusos sexuais de crianças, contra a prostituição, contra a corrupção que abunda em nossos meios políticos, contra a hipocrisia que é o apanágio de nossa sociedade moderna, contra o ritualismo, contra o engano por mais simples que venha a ser, contra as falácias dos governantes no que diz respeito ao tratamento do seu povo no tocante a educação e saúde, o que vemos?
Construção de mega templos, realização de reuniões de Seminários, Avivamentos Bombásticos, megashows de cantores que não sobreviveriam se não fosse o engodo do louvor- (a EMPRESA X grava e você (trouxa) louva, reuniões essas realizadas em estâncias climáticas e ou em hotéis carrissimos, chegando um desses Pastorastros mesmo ao desplante de quando criticado e exortado a que a igreja deveria canalizar melhor esse dinheiro para escolas, dizer:
“Escola é obrigação do Governo”, como se fora o governo coisa fora dos planos de Deus.
Hoje graças a esses sevandijas, sacripantas estamos vendo e ouvindo os Homens Deus explorando a suas ovelhas e não mais a Servos de Deus apascentado Suas (de Deus) ovelhas.
Assim como Jesus Cristo é o homem por excelência , vemos hoje que o homem de Deus como adoram ser chamados, são os indivíduos mais longe desse tipo de que pode ver.
A razão, na minha ignorância, me parece ser que a excelência do homem moderno é inversamente proporcional ao posto que ocupa na sociedade.
Neste dias, mais do que nunca é necessário que se separe no entendimento dos fieis a figura do pastor, das verdades expressas no evangelho do Reino.
Uma separação entre as ideias do Pastor/Líder e as verdades Bíblicas, é esta que subordina aquele.
É necessário deixar claro que a riqueza pode ser origem de benção, tanto quando ser origem de maldição, tudo dependendo da forma com que é utilizada é ou se essa riqueza é fruto do trabalho honesto e não de negociatas, falcatruas, enganos, juros extorcivos, marketing enganoso, promessas falsas, exploração da fé dos símplices, etc.
Já disse isso em outra publicação neste blog; quando mais jovem não entendia o texto em que no dia do julgamento seriam mandados para o inferno, apesar de alegarem milagres e de terem falado em nome de Jesus; hoje mais do que nunca está claro, pois há algum tempo me defrontei com um texto em um jornal de uma seita, atribuído a seu mega líder ,veja postagem neste blog em17 / 06 / 2011, se lhe causar alguma espécie veja a data da publicação e vá obter um exemplar na dita seita, alias façam isso mesmo.
Devemos ter presente que o separar a pessoa do Pastor, pai, apóstolo do que querem representar, dando a estes o mesmo “status” que somente deve ser dado a Deus.
Pelo fato de Pastores exercerem o ministério da Palavra não são absolutamente superiores e sequer invioláveis do que os demais fieis.
Obediência e reverência ao seu exercício de pregação a verdade evangélica são elogiáveis e não as suas figuras pessoais, que em nada é diferente das outras pessoas quaisquer, sendo uns e outros dignos do respeito preconizado pelo “Ame a teu próximo como ti mesmo”
A subordinação irrestrita do crente deve ser apenas a Deus, senhor e soberano.
A exigência de obediência cega e servil ou inquestionável as ordens emanadas de Pastores, apóstolos ou lideres e ou qualquer que seja o nome que ostentem, fere a própria noção de liberdade oferecida por Deus na Cruz.
Na cruz somos livres, somente subordinados uns aos outros pelo amor que lhes devemos, diante da luz natural e cristalina que advêm da Palavra de Deus, anunciada por Seu Filho – Jesus Cristo.
O Cristão tem uma única autoridade inconteste, absoluta, soberana que esta colocada ,nascida, originada, fundada em Deus apenas, o Deus criador Aquele a partir do qual tudo foi criado.
Hoje estamos procurando adaptar a Religião aos ditames sociais modernosos, esquecendo-nos da história e de seus pressupostos ao longo dos tempos.
Deus- religião apresentam a característica fundamental de imutabilidade, a Palavra de Deus nos foi legada por escrito, finita, acabada, portanto igualmente dotada de verdade imutável.
O Antigo Testamento testemunha a intervenção de Deus na vida e história de seu povo, dando-nos figuras do futuro, como dizem os apostolo, figuras como em um espelho.
O Novo Testamento retrata o cumprimento das promessas assinaladas no passado e encontram o seu cumprimento no encontro de Jesus com a cruz e se completa na sua ressurreição.
Na cruz temos o sacrifício vicário que atende a necessidade da Lei; Jesus se fez maldito, sem culpa, para poder estender aos que aceitam esse sacrifico, o perdão plenário, e o principio da caminhada da santificação. Jesus um sacerdote amoroso e imutável.
A sociedade por sua natureza é fortemente mutável, na busca de aperfeiçoamentos, desenvolvimentos, que por óbvio devem estar subordinados aos homens e lhes servir.
Ambos, religião e sociedade se mesclam, convivem justas mas distintas em seus objetivos, uma o progresso social do homem, sua educação, sua defesa civil, etc., a outra, a religião a sua salvação eterna, sua formação e mudanças em seu caráter naturalmente violento,o conhecimento das verdades eternas.
A religião é em sua origem e formação é imanente, a sociedade no seu conjunto de seres humanos, portanto sujeitos a erros, portanto mutável na sua busca de progresso social.
Da mesma forma que o corpo humano – mortal e corruptível- mesmo assim abriga em si uma alma imortal.
Em assim sendo cabe a pergunta: Como estamos em meio a este caos, religioso social?
A razão não é tão simples, mas vou ousar:
O que está ocorrendo é que ao invés de estarmos levando a Igreja (evangelho) ao mundo, pregando a mensagem redentora, estamos trazendo o mundo e seus modismos para dentro da igreja.
Aquele que não está fazendo isso de forma ativa, o esta fazendo por sua passividade diante de tantos sevandijas, tele pregadores dando-lhes audiência, quando não aceitando os engôdos que lhes são impingidos dia a dia.
Estamos querendo acomodar a Lei de Deus e sua mensagem do evangelho, aos interesses mundanos, estamos nos esquecendo de Dar a César o que lhe cabe e a Deus o que é Seu.
Deus nos perdoe por isso, permitindo que surja uma luz avassaladora para retornarmos para o caminho da verdade imutável.
V.D.M.I.Ae.