Páginas

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Saracotear por aí ou ter fé???


Que ótimo, descobri que vivemos em um grande ônibus.
Eu vou tentar explicar o chiste... omnibus =para todos... isso é que é verdadeiramente este lindo planeta, que nós estamos conseguindo emporcalhar; um grande transporte coletivo, pois então a verdade é que neste ônibus tudo é passageiro... rá! rá! Ra! (meio sem graça mas eu já escrevi.).
Qual a razão de dizer (escrever) isso? Pois é, trata-se de uma constatação ocorrida enquanto percorro estas setenta e uma órbitas e um terço dentro – seria melhor – em cima deste grande veiculo coletivo interplanetário... (decididamente estou nas nuvens...).
Aqui verdadeiramente tudo, mas tudo mesmo é passageiro, vejamos, passei longos anos de minha conturbada infância/juventude a queimar a mufa para encasquetar esse tal assunto do hífen em palavras compostas, depois de muitas penas consegui colocar na cachola o conhecimento básico de como funcionava esse tal de hífen (esse tracinho enxerido entre palavras composta, aliás como já disse ali logo em cima), e estava senhor de mim por saber; eis que um grupo de lusófonos eruditos, após reuniões e laudos repastos, calma lá, repasto quer dizer refeição e não isso que você acabou de pensar... decidiram mudar toda a regra dos hifens.
Tive que obrigatoriamente esquecer tudo o que a duras penas tinha como ponto pacífico e aprender tudo de novo.
Então tá ! Vamos deixar o português de lado, - o quê? -não estou falando do Manuel o lusitano estou falando da língua portuguesa, se liga meu !
Mas vamos lá; a língua e uma coisa viva, e as vezes ferina , corta mais que espada de dois gumes...
É isso, vamos falar de religião...
Aprendi desde cedo, há um tempão lá atrás nas órbitas percorridas, que Deus é um só, lá na periferia de São Paulo, conhecia a dois grupos de pessoas, os Católicos romanos, e os do contra; calma eu esclareço, os Protestantes, depois de um tempo comecei a perceber que no arraial dos do contra havia um pequena divisão sem muita importância: Os históricos e os renovados ou evangélicos; então,nessa época coçava a cabeça e me perguntava:
Os tradicionais também não usam e leem os evangelhos, então identificados como o de São Marcos, São Matheus, São Lucas e São João?
Percebi que os evangelistas supra citados, foram rebaixados e perderam (pelo menos nos escritos) o São que lhes antecediam os nomes, e não ouvia mais as pessoas a eles se referirem como São Marcos, São Mateus etc., achei que poderia ser em virtude da intimidade que haviam estabelecido.
Mas parece que não foi bem assim.
Fui crescendo e então belo dia vejo outra divisão no arraial dos do Contra (os católicos continuavam coesos sob a batuta do padre, papa ou sei lá bem quem.).
Apareceram em cena os pentecostais...
E aí começou a barulheira... espera aí gente que esta lendo, não é bem isso que vocês pensaram... eu quis dizer que no arraial de Deus, já tínhamos os Católicos, sim os romanos, os Protestantes, históricos e renovados, e ai surgiu mais um os pentecostais, logo o barulho tinha que aumentar.
Então foi um tal de na Escola Dominical (daqui em diante identificada como ED) alguns irmãos discutirem entre ser assim, ou, assado, e a mais insistente pergunta era:
O irmão já tem o Espírito Santo?
E eu inocente, desavisado que achava, que quando você se arrependia e aceitava Jesus como seu salvador, recebia o Espírito Santo... ah! Batizava também...
Se a resposta fosse: -Não sei, ou Acho que não, lá vinha o irmão perguntador, deitar avisos entre eles este que se segue:
O irmão tem que jejuar mais...
E eu me encasquetava:
-Como jejuar mais ?! Pois quase não como direito? Minha vida tem sido um jejum compulsório, ora bolas!
Um dia depois de observações do tipo, tive a ousadia de perguntar ao irmão que insistia de que a oração para ser eficaz, tinha que, obrigatoriamente ser feita de joelhos...
-Se puser milho debaixo do joelho a oração fica mais poderosa?
Recebi pelas fuças um sonoro:
Cala a boca moleque mofino...
Calei a boca é claro, mas não engoli o mofino... eu observava que a irmandade de então começava a saracotear de lá pra cá.
Os primeiros a sentir esse saracoteamento foram os católicos que viram suas missas minguando de gente, depois foram os do contra, digo, protestantes históricos que se abalaram a iniciar novos protestos contra esse tal saracoteamento; em seguida foram os renovados, ou evangélicos sentirem seus membros saracoteando, para o arraial dos pentecostais.
Aí então percebi um certo ( ou errado não sei) pipoquear de igrejas, creditava eu então esse fato ao dito que os pentecostais se referiam com muita frequência – o fogo.
Na época, como tudo era muito explosivo e novo eu acabei perguntando desavisado:
Qual? Fogo o do inferno?
Não moleque desavisado o do espirito... e eu irreverente como só os jovens sabem ser atalhei:
Qual ?, não é necessário acrescentar que quase apanhei... e o irmão que queria me bater disse que o faria com todo o amor cristão possível.
E o saracoteamento continuava a cada dia mais frequente e eu notava que os jovens foram ficando a cada dia mais sisudos, rostos com uma compenetração um tanto falsa , roupas mais escuras, e de um talho conservador quase rude... e os jovens começaram, antes livres, leves e respeitosos, a se sentirem rejeitados nesse tal arraial pentecostal.
O famoso; " eu tudo posso mas ha coisas que não me convém "do apostolo São Paulo (eu não era intimo dele naquela época), tornou-se:
Não pode, é pecado, atenta contra a sã doutrina... (há hoje ainda quem meça a altura dos saltos da irmãs e dos irmãos para não atentar contra a sã doutrina...).
Os jovens aparentavam um ar de velhice, as moças perderam o viço e o brilho do sorrir alegre da juventude, e tome mais saracoteio, agora para fora das igreja pentecostais.
As igrejas tornaram geriátricas; membros de vinte e cinco anos eram tidos como juvenis.
E o saracoteio continuou até nossos dias, temos duzias, temos lideres, temos maldições hereditárias, temos profetadores, um bando de escatologistas (termo teológico) etc.
E tomem mais igrejas: as das águas, as do espírito, a da família de Deus, as das tribos A.B. C, e D, os Avivados, as dos Desavisados, os vivos carismáticos, os da bolas, as dos quadrados, as triangulares … interessante ainda não vi igreja das parábolas, dos Arcos botantes, as igrejas Ogivais, as igrejas das paralelas infinitas (esse nome é bão e eu vou registrar, portanto não se aproveite para usar), a igreja das linhas dos evangelhos convergentes, do brasil, da américa enfim alguém usou a Universal...
Essa, a universal, abarcou e açambarcou tudo e tome a pedir dinheiro... alto lá qual é o probrema de pedir dinheiro...
Da uma olhada na dinheirama que a NASA gasta, só pra ir até a lua, marte e uns cometinhas por aí,
Não sacaram eles são da Universal -abrangência infinita, logo devem precisar mesmo de toda essa dinheirama, daí a insistência em pedir cada vez mais... ora deixem os sossegados, até por que quem vai prestar contas não sou eu e nem você...
Mas o saracotear continua; tem agora um tais guerreiros gaditas, um negócio anual de uma tal Marcha pra Jesuis, e na dita marcha mais saracoteamento, vão marchar todas as igrejas, acredito que menos a católica, pelo menos oficialmente.
Mas acho que se dermos uma olhadela mais detalhada na tal marcha acaberemos por encontrar uns terços enrustidos lá, é só procurar; tem tanta coisa por lá que se duvidar é capaz de identificarmos lá o rabo do capiroto no meio de tudo aquilo.
A bem da verdade verdadeira, eu já estou há umas vinte e poucas órbitas terrestres, mais perdido que tetraplégico cego, surdo e sem acompanhante em meio a esta escola de Samba desfilando...
Haja saracoteio... e paciência, pois da Salvação pela fé em Jesus quase ninguém mais fala; é triste muito triste mesmo...

Só uma coisa eu sei

V.D.M.I.Ae.