Páginas

terça-feira, 25 de junho de 2013

A agradável surpresa: Romário de Souza Faria


Devo aproveitar esta oportunidade para de publico pedir perdão ao Senhor Romário de Souza Faria, por ocasião de sua candidatura julguei que seria o referido senhor mais um dos que iriam se locupletar nas tetas fartas do poder deste país. Me perdoe Senhor Romário, suas atuações tem me levado neste caminho, mas sua posição sobre este protestos que ocorrem e os gastos que desde o inicio fui contra pois necessitávamos consertar a cozinha antes de pensar na Copa. A seguir está o texto mal e porcamente traduzido  deste Ex  jogador (dos bons) de nossa seleção. Lá no final estarei dando o link para o texto original dessa entrevista.

"Na última semana, a Copa das Confederações,  que está ocorrendo no Brasil, foi a divisão de espaço no noticiário com protestos frequentes e oportuno nas ruas, a maioria deles com a intenção de forçar o governo brasileiro em uma nova direção econômica.

Como cinco vezes campeão do mundo, o amor do futebol do Brasil tem sido acusado de distrair a
população dos seus problemas sociais. É irônico, portanto, que era a preparação do país para sediar a Copa do Mundo, que mobilizou brasileiros. Levantando bandeiras sem cor do partido, agora as pessoas na rua estão clamando pelo fim da corrupção e contra o desperdício de dinheiro público, os quais, infelizmente, são tão comuns em nosso Brasil.

Estes protestos irão fortalecer a nossa cultura democrática. É a voz das ruas, por exemplo, que o levará para o fortalecimento do nosso sistema judiciário. E não poderia vir em um momento mais oportuno: com a legislação atualmente fraca,  e a corrupção abundante - e aqueles que roubam do público são deixados fora da prisão. Como congressista pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), eu me sinto confortável sendo tão crítico do estado da lei no meu país, porque há muito tempo eu não tenho me esquivado de apontar os abusos que acontecem por aqui.

Quando o Brasil ganhou o direito de sediar a Copa do Mundo, outros políticos estavam no comando do país, e nossa realidade política era diferente. Apoiei a candidatura porque prometeram gerar emprego e renda, promover o turismo e fortalecer a imagem do país.

Desde então, o Brasil tem sido afetado pela turbulência na economia mundial, assim como qualquer outro país. Os planos do governo foram reformulados, o investimento público foi cortado - mas os compromissos firmados com a toda-poderosa Fifa permaneceu o mesmo.   Os Investimento nas cidades que receberão jogos da Copa do Mundo foram priorizadas em detrimento as necessidades das pessoas. O dinheiro foi canalizado principalmente para projetos de esporte, em detrimento da saúde, educação e segurança. A falta de investimento em educação, por exemplo, contribuiu para um aumento de pessoas sem ocupação, levando a mais desemprego e a falta de segurança nas grandes cidades.

Em muitas cidades, as condições das escolas são lamentáveis. Os professores são mal pagos e desmoralizados, e o Brasil agora está em penúltimo lugar no último índice de qualidade da educação de Pearson, de 40 países. Pior: um em cada quatro estudantes que começam no ensino básico saem antes de terminar o último ano, de acordo com relatório de 2012 o desenvolvimento do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas.

Situação da saúde pública no Brasil é preocupante, também. Aqueles que têm que confiar em hospitais públicos muitas vezes acabam tendo a sua doença agravada pela falta de tratamento profissional. Há relatos da imprensa sobre as pessoas que morreram no hospital em listas de espera, sem receber mesmo tratamento básico. Quem é responsável por esta irresponsabilidade criminal?
Problemas com a educação, saúde e segurança foram herdados pelos governos anteriores, tornando o país socialmente vulneráveis, apesar do que o índice de economia pode significar. O Brasil é hoje uma das 10 maiores potências do mundo, mas o  que  isso importa para o povo se a perda social é tão evidente?

Sob o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a proposta da Copa do Mundo era ser um evento em que haveria transparência sobre os gastos públicos. Ocorreu o oposto. Um orçamento inicial de R $ 25.5 ($ 11.4bn) em estádios, transporte urbano, melhorias nos portos e aeroportos, subiu para R $ 28 bilhões, de acordo com o secretário-executivo do ministério dos esportes, Luiz Fernandes - quase três vezes o custo da Alemanha da Copa do Mundo em 2006. Por que estamos organizando a Copa do Mundo mais cara da história, sem  nenhum dos benefícios para a comunidade que nos foi prometido?

Planos para melhorar o tráfego em torno das cidades anfitriãs  acabou por ser caóticos, também, apenas três projetos ficaram presos aos seus orçamentos e prazos. Números como estes fizeram os protestos populares irritados e   tem alimentado em públicos, em uma tentativa de inverter a lógica de um sistema que privilegia o dinheiro sobre questões sociais.

Enquanto isso, a Fifa anunciou que terá um lucro de R $ 4 bilhões  com  Copa do Mundo no Brasil, livre de impostos. Seu lucro fácil contrasta com a total falta de um legado efetivo. A presidente Dilma Rousseff repete o que o ex-presidente Lula disse, tranquilizando-nos que vamos "sediar a melhor Copa do Mundo de todos os tempos". Eu não concordo, porque falharam no que mais importa: um legado para nos deixar orgulhosos. Apenas Fifa está lucrando, e este é mais um bom motivo para ir às ruas e protestar.

Eu nunca pensei que a Copa do Mundo iria resolver todos os nossos problemas, mas agora o meu medo é que esse mega evento só irá aprofundar os problemas que já temos.

Problemas com a educação, saúde e segurança foram herdados pelos governos anteriores, tornando o país socialmente vulneráveis, apesar de que o índice de economia pode dizer. O Brasil é hoje uma das 10 maiores potências do mundo, mas como é que isso importa para o povo se a perda social é tão evidente?

Sob o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a proposta da Copa do Mundo era ter um evento em que houve transparência sobre os gastos públicos. Ocorreu o oposto. Um orçamento inicial de R $ 25.5bn ($ 11.4bn) em estádios, transporte urbano, melhorias nos portos e aeroportos, subiu para R $ 28 bilhões, de acordo com o secretário-executivo do ministério dos esportes, Luiz Fernandes - quase três vezes o custo da Alemanha da Copa do Mundo em 2006. Por que estamos organizando a Copa do Mundo mais cara da história, sem que nenhum dos benefícios para a comunidade que nos foi prometido?

Planos para melhorar o tráfego em torno das cidades anfitriãs têm acabou por ser caótico, também, apenas três presos aos seus orçamentos e prazos. Números como estes fizeram os protestos populares irritados e alimentado públicos, em uma tentativa de inverter a lógica de um sistema que privilegia o dinheiro sobre questões sociais.

Enquanto isso, a Fifa anunciou que fará uma de R $ 4 bilhões de lucro de Copa do Mundo do Brasil, livre de impostos. Seu lucro fácil contrasta com a total falta de um legado efetivo. A presidente Dilma Rousseff repete o que o ex-presidente Lula disse, tranquilizando-nos que vamos "sediar a melhor Copa do Mundo de todos os tempos". Eu não concordo, porque falharam no que mais importa: um legado para nos deixar orgulhosos. Apenas Fifa está lucrando, e este é mais um bom motivo para ir às ruas e protestar.

Eu nunca pensei que a Copa do Mundo iria resolver todos os nossos problemas, mas agora o meu medo é que esse mega evento só irá aprofundar os problemas que já temos."
http://www.guardian.co.uk/commentisfree/2013/jun/23/brazil-world-cup-deepen-problems-fifa

Nada a acrescentar além de afirmar que
V.D.M.I.Ae.