Páginas

domingo, 10 de abril de 2011

humanidade circular, ou absurdo dos absurdos


Diante de tantas sandices vociferadas nos telepúpitos, nos radiopúlpitos em meio a raras pregações do verdeiro evangelho, aquele o da Salvação, não esses evangelhos neo-penteca, da prospera idade, não o evangelho pós moderno, teologia da pobreza, da riqueza e sei mais lá o quê, a vezes me ponho a pensar, já que, ainda neste pais, nunca ninguém pensou em tributar o pensamento, portanto pensar ainda é grátis, e como professor aposentado não posso me dar o direito de pagar por fósforo que seja...fora do orçamento que de tão estreito cabe em apenas uma linha do caderno de registro.
Pera ai, estou saindo fora da ideia principal, voltemos a ela, em meio a tudo que citei ai em cima, me ponho a pensar:
-Como pode nossa ignorância ser tão imensa? -Como conseguimos ter memória mais curta que minhas rendas de professor (no Brasil, não sei como isso ocorre pelo mundão de Deus).
-Como pode, termos o orgulho de já contar com cerca de trinta milhões de evangélicos, principalmente em grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro, e ainda contarmos com cerca de vinte a trinta mortes diárias pela violência dita urbana. Só para entender a indignação façam o cálculo comigo: vinte por dia, vezes trinta dias, são seiscentos por mês,vezes doze meses, se me lembro bem de como calcular por faz tanto tempo que sai da escola, são sete mil e duzentos mortos por ano.
Repito são sete mil e duzentos mortos por ano, isso só de assassinatos em uma grande cidade, isso fora os atropelados no transito desta mesma cidade, ai o número de mortos por ano chega ao absurdo de dez mil e poucos mortos por ano.
Creio que não só eu mas muitos esteja, estarão ou estiveram preocupados com isso, estamos vivendo uma época de extrema hipocrisia, extremos narcisismo, extrema alienação, estamos vivendo uma época em que o lema principal é, farinha pouca meu pirão primeiro.
Estamos vivendo um momento evangélico que queremos “Um milhão de dizimista” e não um milhão de convertidos; onde eu preciso de um avião de trinta milhões de dólares mas não temos dinheiro para saúde pública, pois quem arrecada esses trinta milhões de dólares não recolhe impostos, (dízimos e ofertas são isentos de tributação), estamos em uma época que o governo distribui benesses com o dinheiro dos contribuintes, os de baixa renda principalmente, para seus “amiguitos” e não cumpre o que a lei determina, uma época que quando cumpro com minha obrigação, contrato marqueteiros, para decantar o meu trabalho como se fora algo extraordinário.
Mas não devemos estranhar muito tudo isso, pois a vida do homem é marcada por esses períodos de falta de lucidez histórica, e não é coisa deste século ou do anterior.
Não vou reproduzir mas lembrar, quem leu seja na própria Bíblia ou em livros de história Bíblicas deve ter em mente, a saga dos Hebreus escravos no Egito, de Moisés comissionado para retirá-los do cativeiro, das peripécias necessárias para levar a efeito essa libertação.
Muitos desses Hebreus viram os milagres, os feitos realizados por Deus, viram o mar se abrir, passaram pelo vau do mar, viram a coluna de fogo e a nuvem que os acompanhavam dia e noite, sentiram a presença de Deus, mas ainda assim na primeira oportunidade, construíram seu bezerro de ouro, prostraram-se diante dele como se aquilo fora seu deus.
Assim ao longo da historia o homem vem se prostrando diante dos mais diversos deuses, o
Deus dinheiro sempre esteve presente no histórico do homem.
Hoje é esse deus o mais cultuado, e dedicam-lhe uma logia travestida de theo, e são inúmeros seus seguidores, cultuadores e pastores que propagam suas ideias.
Como lá pelo século V, voltamos colocar Deus não como nosso pai celestial, mas como o administrador logístico e dispensador das benesses que temos direito, pois Ele mesmo prometeu, pois podemos segundo os sevandijas e sacripantas, podemos e devemos nos apropriar dessas promessas.
Hoje o templo é um amontoado de tijolos, vitrais, tapetes, cadeiras, aparelhagem de som, dos quais nós usamos para aos gritos exorcizar as nossas própria mazelas, cultuamos “verdadeiros”adoradores, com luzes, brilhos, gritos e paroxismos, devaneios, desmaios, chiliques de toda a sorte a títulos de estarmos caindo no espirito, mas qual? Nosso corpo já não é mais o templo do Espirito Santo...
Contra instrução bíblica, marcamos nossos corpos com frases ditas evangélicas, usamos roupas (evangélicas*) que declaram que somos soldados , guerreiros, gaditas e toda sorte de expressões vazias, em nome de que assim provamos pertencer a Deus.
Vendemos e compramos CDs e DVDs que nos abençoam, quando ao que me consta, as bençãos vem do trono de Deus por sua livre e soberana misericórdia.
Vivemos em uma época em que achamos extraordinário, um homem que viveu por treze ou mais anos sofrendo de uma moléstia terrível, ter respondido a uma pergunta se sentia medo de morrer, disse sem titubear:
-Da morte eu não tenho medo, meu medo é da desonra (perder a honra, ser desacreditado, segundo o dicionário); e quer me parecer que os mega pastores e mesmo os de pequenas igrejas lideres de duzias e toda sorte de sevandijas, nem consideram; honra, parecem desconhecer;
Disse esse senhor também em outra oportunidade a propósito de pergunta parecida que:
“Deus é soberano, se Ele quiser eu morro, Ele nem precisa do câncer para fazer isso.”
seu nome: Sr. José de Alencar, nosso ex-presidente, recentemente falecido.
Em ciclos vamos vivendo: “deixa a vida me levar, vida leva eu...”
Quando vejo, ouço e vivo tudo isso, consigo compreender o chorar de Jesus Cristo por Jerusalém...
O coração chega a doer e os olhos marejarem...
Que Deus possa ter misericórdia daqueles que O buscam através de Jesus Cristo.

O bom de tudo isso é que
V.D.M.I.Ae.

(*)Moda Evangélica. (publicado em 6 de janeiro de 2011)