Páginas

quarta-feira, 6 de julho de 2011

De PROFETAS e profetas.

Oi meus caros irmãos, venho até aqui novamente depois de uma pequena demora. Como desde há algum tempo para cá, me parece estar com a cachola esvaziada, as idéias que me ocorrem, a bem da verdade, mais se parecem com névoas do que nuvens de inspiração.
Não sei se são as agruras socioeconômicas de um professor aposentado, ou são as setenta e uma e meia órbitas percorridas que já estão produzindo este desgaste.
Seja lá o que for, aqui estou eu novamente, para perpetrar minhas escrevinhações neste espaço; o quê me causa especie é ter quem leia, ainda.
Mas estamos por aqui como que a falar para interlocutores que não vejo, mas que sei que estão por ai nesta linda orbe, também como eu, a buscar entender a ilogicidade dessa confusão que estão a fazer esses sevandijas aproveitadores da fé inculta e ingênua das pessoas por este mundão.
Quando digo, ou melhor escrevo, fé inculta, digo-o, ou melhor escrevo-o em razão de vermos pessoas que se dizem cristãs, por exemplo, não passando por baixo de escadas abertas...
A bem da verdade eu também não passo por baixo dessas escadas se houver alguém lá em cima trabalhando; por segurança, não por superstição,
Outros cristãos que em alguma situação estranha, batem três vezes na madeira mais próxima...
Isso sem contar com cristãos, de boa cepa, que não começam o dia sem ler o horoscopo, ou quando acessamos o seu perfil nas redes sociais, blogs etc, encontramos: Evangélico, Signo: Câncer...
o que deve ser verdade, o irmãozinho(a) nesses casos estão cancerosos no seu entendimento do quê seja seguir a Cristo; necessitando urgentemente de uma evangelho-terapia radiante de luz da cruz. Ah! que saudades das Escolas Dominicais...
Bom minha gente deste mundo digital, não é bem isso que queria dizer, ( escrever), o que temos visto nestes dias difíceis é o enorme aparecimento de visionários, sonhadores e profetas, que quando não estão prevendo o fim do mundo com base em: “deus me revelou...,ou sonhos reveladores...ou cálculos esdrúxulos”, marcando datas e horas do dito acontecimento.
Interessante é que quando marcam o dia do acontecimento, esquecem de informar qual o horário previsto e ou avisado, se é no padrão GMT -Tempo Médio de Greenwich, ou o UTC- Tempo Universal Coordenado, interessante não é?
Recentemente um sandeu do tipo, ficou em casa assistindo televisão para, segundo ele mesmo, assistir o noticiário sobre o Arrebatamento por ele profetado... frustrou-se, o pobre...
Entre outras coisas parece que nunca leram a Bíblia, que tem a receita para se saber se falam o que Deus lhes mandou dizer, ou falam por conta própria, leia la em Jeremias 5: 20-31; 14:14-18: 23:l6 -25, vejam ainda Miqueias 3:1 -6; cheguem lá em Mateus e leiam 24:24.
Profetas... o que pude perceber, a maior parte das vezes que abriram sua bocas para profetizar, são pronunciamentos de um contestador da sociedade em que se situavam.
As enfases dadas pelos profetas em suas falas voltam-se para um alerta ao povo e aos seus governos para uma retomada da justiça, da moralidade, dos valores espirituais e dos valores humanos na defesa dos desvalidos, dos fracos e dos pobres; Leiam em Amos 6, especialmente o versículo 6, aonde ele, o profeta denuncia o costume então vigente, e pelo que pude perceber, todos os profetas se preocupavam com a realização do ideal de Deus de um povo que se voltasse para promover o amor o respeito, uma sociedade justa, e assim, como sociedade, estar mais apta a prestar o verdadeiro louvor a Deus, que ao longo de toda a Bíblia é definido como Deus amoroso com a sua obra de criação.
Ontem como hoje, ao olharmos ao redor o que vemos? Injustiças, crimes, subornos, falsidade, vemos a lei sendo torcida (interpretada) em favor de interesses menores, em detrimento do corpo social; a ponto de aqui em minha cidade, contra todos os testemunhos oculares do ocorrido, o incêndio na casa de um nosso vizinho o saudoso Maneco, o perito afirmou que o incêndio principiara na cozinha, quando todos os que desde o primeiro instante viram que se iniciara na fiação elétrica da rua, e assim testemunharam no processo,O relatório do dito perito fez com que a família perdesse a causa em detrimento de uma grande companhia.
Não vejo ou ouço, profetas modernos do alto de suas cátedras e ou púlpitos, vociferarem contra o abuso dos governantes lançando impostos altíssimos, fazendo “cálculos por dentro' onde quinze por cento se torna em vinte e cinco por cento.
Não ouço profetas vociferando contra o salário mínimo que não permite uma vida digna desse nome.
Não vejo profetas alertando contra os exploradores das bolsas de valores e commodities que super inflacionam os bens e inclusive os alimentos.
Não vejo profetas se insurgindo com o fato de que produtos com custos em dinheiro do pais, sejam vendidos aos trabalhadores que os produziram a preços internacionais.
Não vejo profetas denunciando as falácias oficiais, que em suas auto promoções falam de realizações e obras maravilhosas que estão realizando diante da verdade que todos veem, do descaso e abandono da educação, saúde e transporte.
Não vejo e não ouço profetas, vociferando contra os gastos que irão ser imensos com a COPA enquanto os hospitais fecham leitos por falta de verba.
Não ouço profetas se levantarem contra as condições dos transportes que são péssimas e aviltantes transportando gente como gado.
Não escuto profetas se insurgindo contra a exploração de trabalhadores rurais que trabalham de sol a sol para receber uma miséria, nem contra aqueles que exploram pessoas em trabalho escravo.
Não ouço e nem nunca ouvi profetas se insurgindo contra o pecado de valorizar o nada e aviltar o importante = salários astronômicos de esportistas e remuneração aviltantes de professores, médicos etc, etc.
Não vejo nem ouço profetas se insurgindo contra membros do governo que aumentam seu patrimônio em centenas de vezes em curto espaço de tempo, afinal alguns dão dízimos em suas igrejas...
Não vejo profetas levantarem suas vozes para condenar os subornadores e os subornados, farinha do mesmo saco, ao contrário vejo-os dando gloria a deus pelo dinheiro recebido, ao que pergunto:
-Deram dízimo a sua igreja do dinheiro ganho com suborno?
-Se deram, julgam com isso estarem ajudando a pregação do evangelho? Qual evangelho?
-Declararam esses valores ao fisco e recolheram os devidos impostos?
-Dormiram e dormem em paz??
Pois leiam os profetas, contestadores de suas sociedades, preocupados não com a prosperidade vazia de alguns, mas com a justiça que é originada do Reino de Deus, e no mandamento supremo: Lucas 10: 25-28, pois nele se englobam todas estas coisas:
Respeito, cuidado com os desvalidos, os pobres, a ética, a justiça, a retidão de caráter, o desvelo com as crianças, o compromisso de educá-los no caminho da verdade, a condenação de tudo que avilte o homem, que prejudique o meio ambiente, etc.,etc.,etc.
Vamos exigir a partir de nós mesmos a recusa de dar ouvidos a esses semeadores de profetadas, semeadores de promessas vazias, de prosperidades financeiras, de lucro, de ganâncias, como, vou ser radical, questionem face a face ou por todos os meios possíveis esses sevandijas.
O Reino de Deus é justiça e Amor, Cristo é o caminho da Salvação, não de suas riquezas ou de seus sonhos megalômanos, mas da sua vida, que não dura só oitenta anos, mas é eterna, para o seu bem ou para o seu mal.
Leiam os profetas, percebam qual a preocupação fundamental deles. E parem de dar ouvidos a pregadores e profetas, como Balaão, que estão tomando conta dos meios de comunicação para mais facilmente engodar os incautos crédulos em tudo que se lhe diz com aparência de palavra de Deus.
E percebam que este questionamento não é novidade, vejam as epístolas de Pedro, João, Judas...
Deus tenha misericórdia de todos nós.
Vamos procurar andar na luz do evangelho, aquele o verdadeiro...

V.D.M.I.Ae.