Páginas

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A situação decadente da religião II

Boa Noite caros irmãos.
Como havia escrito na publicação anterior estou transcrevendo o trecho que usei para criar o texto   naquela ocasião:
"Uma historia manuscrita que de 1524 se estende até 1541, escrita por Federico Miconio, o autor descreve com surpreendentes palavras o estado da religião no principio desse século " A morte e a justificação de Cristo eram tratadas como uma mera historia profana, semelhante a Odisséia de Homero; estava sepultada em um profundo silencio a fé, pela qual poder-se-ia receber a justificação do Redentor, e a vida eterna: Cristo era representado como um carrancudo e severo juiz, pronto a condenar todos aqueles , pelos quais os santos, ou o interesse pontifício não tivesse intercedido.
Ao invés de Cristo eram substituído como salvador, e intercessores, a virgem Maria, como uma Diana pagã, e outros santos, que de tempos em tempos eram criados pelos papas.
Parece que não existiam homens dignos de serem beneficiados por suas orações, excetuando-se aqueles, que o mereciam somente por suas obras. De tal natureza deveriam ser essas obras para obterem esse objetivo claramente explicadas, não as obras prescritas nos dez mandamentos, e que atingiam a todo o gênero humano, mas  a saber aquelas obras que pudessem enriquecer os padres e o monges. Aqueles que morriam descuidando de realizar essas obras, eram atirados ao inferno ou pelo menos empurrados para o purgatório, até que fossem libertados em forma de uma expiação feita para eles por seus procuradores.
Não se ocupavam de outra coisa os que abraçavam o oficio religioso, senão o repetir frequentemente as orações dominicais, os salve rainhas e as  horas canônicas. 
Eram vistas em todos os lugares, inumeráveis observações de cerimônias pueris, enquanto tinham lugar a mais horrenda malvadeza   encorajada  e multiplicada pelas indulgências com as quais se expiavam os mais horrendos delitos; pregar a palavra de Deus era a mínima parte das funções pastorais."  Cenni sul Primordi della Riforma nata ai Giorni di Martino Lutero- Rev.Giuseppe Milner,A.M -Malta 1828. páginas  3 e 4.
Como se vê parece que foi hoje, ou parece que eles estão ou fizeram uma viagem de volta ao futuro, ou seria ao passado.
Vez por outra vou me olhar no espelho na busca de alguma lucidez em meu  rosto, uma vez que o que temos visto em alguns púlpitos e ou ensinamentos e ou ainda em tvcultos eva angélicos, ou ainda letras de louvores me faz entender que alguma coisa de insano está a ocorrer.
Mas se ser insano é crer que: o Senhor Jesus é o único e suficiente Salvador, e que o seu Sacrificio na Cruz é o suficiente para  atraves da fé nos livrar de todos os pecados, e que Ele nos socorre e nos sustenta nos momentos de provações. então eu estou doido varrido.
Que o Senhor nosso Deus criador da vida, tenha misericordia de todos nós.
V.D.M.I.Æ.