Páginas

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Lei ora a lei ou Não coloque vinho novo em odre velho.


tes.ta.men.to
s. m. 1. Dir. Ato personalíssimo, unilateral, solene, gracioso e revogável, pelo qual a pessoa dispõe, total ou parcialmente, dos seus bens, com observância das prescrições legais a respeito, e estabelece deveres e direitos ;que devem vigorar depois de sua morte.
Conforme  Dicionário  Michaelis
a.li.an.ça
s. f. 1. Ato ou efeito de aliar(-se). 2. Acordo, pacto
pac.to
s. m. Ajuste, contrato, convenção entre duas ou mais pessoas.
Então tá, ai acima temos as definições, que creio eu, servirão para fundamentar os pensamentos ou idéia que irei alinhavar daqui para frente, não sem antes analisar o que nos diz a Bíblia sobre as relações que desde os primeiros momentos da criação  manteve com o ápice de sua criação o homem.
Deus criou um jardim  (Gen 2:8) e deu-lhe o poder de administrar esse mesmo jardim, em palavra mais simples, Ele Deus fez um pacto, ou um acordo com o homem,  para que ele (o homem) administrasse o jardim.
Como todo o acordo ou pacto prevê; nele serão estabelecidas regras ou normas que estabelecem responsabilidades. Neste caso Deus usou toda a sua prerrogativa de criador e criou o dito jardim, e atribuiu ao homem o cuidado de obedecer ao limite estabelecido, o de não comer determinado fruto, pelo visto em Genesis, a única regra restritiva.
Temos então o primeiro Pacto,  feito por Deus com o homem.
Deu no que deu, o homem violou a regra do acordo e como conseqüência foi expulso do jardim, devendo com isso se fatigar para obter alimentos.
Daí em diante embora o homem tenha se agastado com Deus, em razão de sua natureza pecadora, Deus procurou os homens, buscando renovar o pacto rompido; não pretendo detalhar os pactos  todos que Deus em seu infindo amor pelo homem fez, mas vou citá-los apanhe a sua Bíblia e vá examiná-los:
-Pacto com Noé (Gn 8:20-22), pacto feito com Abrão (Gn 12: 1 – 3), pacto feito com Moises (Ex 19: 3 – 40:38), o chamado pacto Palestiniano  (Dt 30), O pacto com David (2 Sm 7:5-17) e finalmente o que nos diz respeito, A Nova Aliança (Jr 31:31-34; Mt 26:28).
Se faz necessário estabelecer que não só juridicamente, como no próprio senso comum, um pacto estabelecido entre duas pessoas e ou entidades não se sobrepõe a outro anteriormente acertado; poderão ocorrer manutenção de algumas regras ou itens, que deverão ser objeto de citação explicita de ratificação, sem o que todas as clausulas não citadas  pela clausula mencionada ficam desde logo revogadas.
Quando falarmos então em testamento, fica mais claro ainda que o testamento mais recente á data da morte do testador se sobrepõe e anula total e cabalmente os testamentos escritos anteriormente.
Aonde eu quero chegar? Garanto que também não sei, mas isto eu sei,não consigo entender que aqueles que se dizem Cristãos ou evangélicos querem subverter, como de fato o estão fazendo, as normas mais comezinhas do senso comum  do Direito, e da palavra de Deus registrada na Bíblia
Convém notar que Deus fez  pactos, ou acordos unilaterais com os homens que não tiveram a sensatez de observá-los, rompendo-os por sua desobediência, inclusive colocando-se quase sempre, senão sempre, contra Deus; que em sua misericórdia sempre voltou a tentar mais um pacto, como um pai amoroso e paciente.
Não entendo e nunca pude entender como alguns ainda questionam Deus como não amoroso, pois permite a existência da dor para o ser humano.
Pergunto eu:- Pode ser taxado de não ter amor por um filho o pai que não se oponha a punição legal desse filho desobediente, que apesar de orientado, disciplinado e encaminhado para uma vida de bem, que ao invés disso envereda pelo caminho do crime?
São dois os caminhos apontados por Deus um é estreito, exige rigor, disciplina e objetivo. O outro é largo, de frouxidão desmandos de toda ordem, desobediência, desonestidades.  Não haveríamos de aceitar ou querer que os dois caminhos nos levassem a  prêmios iguais. O Primeiro é um prêmio, o segundo serão conseqüências pouco auspiciosas; essa é a lógica da coisa, que se completa pela sua liberdade de escolha, vá pelo caminho que lhe apetecer, e suporte as consequências boas ou más, mas não atribua a Deus estes acontecimentos.
Vejamos essa história dos pactos  feitos por Deus com os homens, o último registrado foi feito na pessoa de representante dos homens, Moyses; isso esta registrado em Êxodo 19:5 e em seguida estabelecida a Lei que iria nortear o povo Judaico.
Jesus como judeu  esteve debaixo da Lei, e a observou. Mas não teve papas na língua para denunciar em várias oportunidades aos Lideres religiosos,  cumpriu a Lei na sua integralidade, quando na cruz sofrendo as dores que todo o pecador deveria sofrer pronuncia a palavra chave para o cumprimento da Lei, veja isso em João 19:30
Vejamos o que quer dizer consumado
con.su.ma.do
adj. 1. Que se consumou; acabado, terminado.
Vamos verificar o que disse Jesus a respeito da Lei:
Mateus 22:36 -40:
36  Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
37   Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.
38   Este é o grande e primeiro mandamento.
39   E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
40   Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

Ora, este ato é a ratificação dos Profetas e da Antiga Lei, revogada em seus itens e restabelecido aqui toda a profundidade que aquela deveria ter em seu significado.
O primeiro item da Lei na vigência do  Novo Testamento dado por Deus através de Jesus, é  idêntico ao que desde sempre, Deus havia previsto, Amaras ao teu Deus  de todo o teu coração...
O segundo, de igual valor a este primeiro, é o amaras ao teu próximo como a ti mesmo,  quem ama o próximo, não lhe cobiça os bens, respeita sua esposa (o), não intenta matá-lo,não o difama e por aí vai, logo aqui está a razão pela qual Jesus afirma que a Lei não será revogada até que se cumpra até mesmo o menor sinal que ela comporta.
Não se trata do velho decálogo, mas da velha lei ratificada em outras palavras na vigência do tempo da graça e do evangelho.
Outro item previsto na antiga lei que foi ratificada para o Novo Testamento está consignado em Atos dos Apostolo  15:28 e seguintes:
28 Porque pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas        coisas necessárias:
29 Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição; e destas coisas fareis bem de vos guardar. Bem vos vá.
30 Então eles, tendo-se despedido, desceram a Antioquia e, havendo reunido a assembléia, entregaram a carta.
31 E, quando a leram, alegraram-se pela consolação.

Eis aí outro  item da antiga Lei dada a Moises  ratificada  na vigência do Evangelho.
Onde estão as demais sandices que esses velhos e astutos sacripantas e sevandijas vivem a impor a um povo que foi resgatado com o sangue de Jesus Cristo? E que esses sopradores de shophares, carregadores de estandartes,  adoradores de Arcas ditas da aliança, (Qual?), bandeiras de um Estado Judaico, que não é Bandeira de religião e ou religiosidade, normalmente estes se igualam àqueles que eles mesmos condenam por terem criado religiões com base em textos isolados e ou visões, sonhos, e com base nessas farsas, recriam inclusive de outras religiões, normas e controles (G12) já praticadas lá no passado e em nossos dias, pelos Cursilhistas (opus dei) procurando implantá-las no meio dito evangélico.
   
Fazem isso em nome de uma religião que já foi superada na Cruz. Se assim não for, devo estar caminhando a passos largos para o inferno, pois o evangelho de Jesus que vejo descrito e consolidado na Bíblia e que aprendi de Pastores dignos desse nome, em nada se parece com isso; e que a salvação pessoal é algo que esta lastreada tão somente na fé  em Jesus como suficiente  redentor de meus pecados passados, e presentes, contra os quais diuturnamente eu luto e confio na misericórdia do Sumo Sacerdote que está a direita do Pai intercedendo  por mim; e por todo aquele  que com seu coração e com sua boca confessar ser Jesus o seu   salvador.
Possa Deus ter misericórdia de todos nós.
V.D.M.I.Ae.