Páginas

terça-feira, 30 de novembro de 2010

"meu barracão no morro do Salgueiro tinha um cantar alegre de um viveiro.."


Nós costumamos esquecer que o cair da noite não significa uma quebra no caminhar da vida.
O que fazemos hoje é na verdade um acumular de atitudes que adotamos ontem e em dias anteriores, a vida obedece a uma linha continua sem solução de continuidade.
Nestes últimos dias temos visto o desenrolar de fatos que nos parecem aterradores; e boquiabertos nos perguntamos:
Como tudo isso chegou a acontecer?
Isso que vemos hoje é a linha do tempo que se desenvolveu, e o fez sem controle, ao sabor do acaso embalado pela visão romântica que, até muitos de nós cantamos:
"Meu barracão no morro do Salgueiro, tinha um cantar alegre de um viveiro..."
Sim, era romântico exaltar  o morro, mas o que tem demais  o morro?, como por outro lado nunca teve nada demais, e sim de menos, acessos difíceis, escolas de menos, saneamento nenhum, segurança nenhuma, qualidade de vida de quinto mundo, e era lá que podiam morar os desvalídos de ensino, formando um contingente de mão de obra nescessária para tocar a vida aqui do asfalto.
A figura de linguagem, viveiro é forte e válida; se ninguem limpar, cuidar, do viveiro, ele se tornará algo insuportável, não só para os que estão dentro, como também para os que estão fora.
Senti a angustia e a indignação de um irmão no texto que escreveu em seu site, nosso irmão Hermes, cheguem lá  e leiam...
Ele estabelece perguntas que não querem calar, e com toda a certeza, respostas que ninguém que dar, isso em razão, de  as autoridades,(é assim mesmo o tamanho da letras é proporcional à autoridade que possuem), sim eles não dão respostas; explicam, ludibriam, sonegam e negaceiam, isso acontece em razão de estarmos diante de uma sociedade que valoriza há muito tempo, o ter...
As agremiações politicas apesar de por lei terem que constituir uma Comissão de ética, dão abrigo a toda sorte de pessoas representativas da sociedade, onde temos desde os honesos ingênuos, aos sevandijas da pior espécie, entre eles os vendedores de drogas, aos consumidores das mesmas, da elíte e a todos que queiram embalar uma festinha mais tcham...
Ná últimas eleições municipais, houve uma dessas agremiações que lançou um candidato, cujo lema era: "agora chegou a nossa vez", preso em flagrante com a mão na massa de cocainha, questionado por uma reporter de uma Tv.local, como ficaria sua candidatura diante da prisão, ele respondeu aos gritos:
"-Serei candidato e seguramente irei me eleger..."
Diante da repercursão negativa a agremiação politica substituiu o candidato em questão por sua esposa...
Essa situação tende a se agravar, basta ver o que está acontecendo com as torcidas do campeonato Brasileirão; pedindo aos jogadores de suas equipes a entregarem o jogo para prejudicar outra equipe adversária...
Poderá alguém perguntar: O que tem isso a ver com o que acontece no Rio de Janeiro?  Aparentemente nada, mas isso é redondo engano.
A atitude adotada por essas torcidas demonstram claramente a falta de carater...que hoje permeiam tudo neste Brasil, como nunca antes.
A mesma, desses pastores  que fazem de tudo para crescer, os líderes de dúzias e outros do mesmo naipe.
Ao longo da história a igreja tem sido o último bastião a cair sob o jugo dessa caterva.
De Jesus aos papas romanos, decorreram tres a cinco séculos, para se criar uma rede de domínio para subjugar reis e povos. No período entre os séculos XI e XVI  surge uma revolução -A reforma- não pensem que essa revolução ficou restrita ao campo da retórica, foram muitas mortes a consolidadá-la.
Neste nosso século, novamente esses sacripantas voltam a fazer qualquer coisa com o objetivo de dominar, explorar e se dar bem.
No campo religioso, temos os mortos que renascem -Catalepsia- ninguem cita...os que marcam datas para milagres acontecerem...
Visões mirabolantes quando dizem a Deus, "Não chegou a minha hora" e voltou, vejam Castellanos...
Se o último bastião da sociedade -a Igreja - caiu nas mãos desses exploradores, podemos pelo menos entender o que esta acontecendo no Rio de Janeiro.
Tudo isso é fertilizado pela complacencia de nossos administradores; a quem não cobramos; leis que deturpam seus objetivos, amparando o individuo que não quer se submeter a ela, Lei; desamparando o cidadão trabalhador, discutindo aumentos de salários absurdos, já que ganham muito para o padrão médio brasileiro e negando aumento do salário mínimo já que estes vão comprometer o orçamento.
Estamos cultivando uma sociedade um um caldo que quando estiver pronto deverá ter um gosto amargo e um cheiro infecto, como um "viveiro" que nunca foi  limpo.
Saida???
Tem sim, Srs.pais atentem para seus filhos, saibam com quem andam, controlem seus contados computadorizados e saibam eles são menores, portanto incapazes perante a lei e a sociedade, devem ser conduzidos (lembram? Educere). Invasão de privacidade, só quando forem maiores...
As igrejas deveriam estar hoje e sempre ligadas em estar ao lado  das famílias, projeto de Deus, ao invez de estar correndo atrás de números...
O ditos pastores, deveriam além de ter uma só esposa, deveriam também trazer seus filhos em sujeição de amor, o que não tem acontecido até mesmo em igrejas hitóricas.
Considerando que a igreja é uma das células (ops) da sociedade, creio que podemos inferir como está essa sociedade, já que a célula(ops), a igreja, está podre em suas bases.
Instituições doentes, dirigentes doentes, espero sinceramente e peço a Deus para que possa existir por aí um sete mil dirigentes saudáveis diante de outro número igual de instituições igualmente saudáveis.
Assim tenho pedido a Deus em minhas madrugadas insones.
Deus tenha misericórdia de todos nós.
V.D.M.I.Ae.