Páginas

sábado, 14 de maio de 2011

O secularismo da fé ou a fé no secularismo, ou ainda, Vamos criar vergonha e parar de lero-lero?

O que é sobrenatural? Como sou apenas um solerte e pretensioso escrevinhador, devo socorrer me do amável e quase inseparável “amigo dos estudiosos”, ou “pai dos burros” como melhor julgarem.
Com mandriíce de ir até o armário para a busca do dito, usei o instalado nesta máquina, ao alcance de algumas digitações e encontrei uma alentada lista para tanto; vejamos alguns conceitos somente:
Sobrenatural: – Fora do comum; fora das leis naturais; o que não é conhecido se não pela fé.
Vamos divagar um pouco...
Lá pelos meados do século XVI após muitas dores de cabeça, pois cabeças duras por este mundão de Deus nunca faltou. Prova disso temos la no velho testamento, exemplificado no capítulo 3, versículo 12; o cabeça dura, Adão, ao invés de se prostrar e pedir perdão pela desobediência, ainda se sai com esta; “ a mulher que tu me deste por esposa, ela me deu da árvore e eu comi”.(aí esta o famigerado pecado de origem)
Sem querer incorrer em desrespeito à palavra de Deus, me pego a imaginar a cara deslavada de Adão. no momento dessa assertiva.
Mas voltemos ao ponto, os cabeças duras do século XVI.
Se a religião dita cristã, estava como parece que desde sempre esteve, lastreada, baseada (palavrinha com um certo ar de contravenção penal, né?), na Palavra de Deus, nos ensinamentos de Jesus Cristo, e nas orientações e ensinamentos dos Apóstolos, (aqueles que andaram ao lado de Jesus, aceito nesse rol Paulo, que caiu do cavalo, literal e figuradamente, por perseguir a “Igreja”-conjunto de pessoas unidas pela mesma fé-), coloco aqui uma pergunta sem resposta desde que tinha meus quinze anos, e olha que já faz tempo!
Vamos fazer, na religião, como fazem os contraventores do mundo?: "Vale o que esta escrito, o resto é balela e perda de tempo."
Que naqueles dias (século XVI), não só perdeu-se tempo, mas muitas vidas, por esse principio não ter sido observado.
Os homens daqueles tempos, reformadores, não queriam destruir, desmantelar, rebentar, se opor, negar, relegar, a igreja; pelo que li, e espero ter entendido bem, queriam colocar as coisas nos eixos, ou melhor voltar a fazer valer o que estava escrito... e não mesclar o escrito com os “eu acho”, “eu penso”, “isto pode, aquilo não” “é tradição” e coisas do tipo... explorando o povo...
Era só voltar a viver o evangelho ensinado por Jesus, ao povo e seus discípulos (aqueles por ele escolhidos e que aprenderam a seus pés os ensinamentos), vale aqui também a inclusão de Paulo que embora tenha caído do cavalo, não caiu da Graça de Deus.
Mas a cada dia mais me parece que os turrões e cabeças duras, para ficar nisto e não usar os sevandijas e sacripantas, mais se apegam aos sinônimos contextuais de sobrenatural, mas,antes de entrar nesta seara; me permitam perpetrar umas pequenas sandices, deixando algumas perguntas:
Não é Deus o criador do universo e tudo o que nele há?
Me é dado entender que as leis físico-químicas, físicas e todas as demais existentes que a minha santa ignorância desconhece, pertencentes a este universo em que vivemos, nos movemos e podemos apreender com nossos sentidos, foram por Ele também criadas. não?
Não está já certo e sacramentado que Deus é espirito?
Ficou desde sempre sacramentado que Deus é soberano, ou seja é Aquele que exerce o poder supremo sem restrições nem neutralizações,total e inquestionável?
Pois é, ainda que eu faça, peça,chore, esperneie, me debata, se não for de Sua soberana vontade, misericórdia e ou amor, nada acontecerá, tô certo ou tô errado??
Então tá! Alguém me ajude, pois eu estou em busca da verdade, a verdadeira, no meio do caos religioso deste século:
Qual a razão, motivo ou circunstância para que os turrões que se dizem, homens de Deus, Pastorastros. Discípulos, Bispos, Patriarcas etc.,etc, fazem hoje como o fizeram os mesmos em igual posição, no século XVI?, e olhem bem para as noticias vindas de certos países; até “tascar fogo em cristão vivo, já estão tascando”, com o beneplácito das autoridades de plantão.
Em países em que a Democracia e a imprensa livre ainda atua, eles são mais comedidos, mas abusam dessa mesma liberdade para escalpar (o bolso) de seus seguidores, só não acendem a fogueira em razão da dita liberdade.
Esses sevandijas modernosos, se utilizam dos conceitos contextuais de sobrenatural, para subverter os ensinos de Cristo e seus Apóstolos (aqueles que aprenderam.....blá...blá...blá., já escrevi isso ali em cima duas vezes, ...), através da utilização dos significados que passo a enumerar:
Adivinhar (profetadas); Aparição (Hoje pela manhã um anjo me entregou esta mensagem); Encantamento (Lenço, sabonete, água, rosa, toalhinha etc, etc ungida, orada e sei mais lá o que); espirito (que derruba, que faz dançar, saracotear, rir, falar coisas desconexas); mágicas (adivinhar o nome, endereço de pessoa presente na igreja ); misticismo (passar por baixo de um portal (fabricado por homens), tocar mantos, arcas etc etc,); positivismo (sermões e ou orientações meramente ufanistas e ou enganadoras, que muitas vezes se assemelham a conselhos dados nas previsões dos gurus de plantão), e parando por aqui nesta relação de contextualizações de sobrenatural mais duas que irei resumir numa só que é revelação e vidência, tão em voga (um anjo me revelou, vide G12, e eu vi um anjo que me entregou, uma mensagem uns textos, uma placa e ou outra coisa que quanto menos plausível melhor.
Essa parafernália toda esse troar de inutilidades está atirando a fé para um limbo de esquecimento e se tornando algo secularizado, seu valor é o do imediatismo, do poder, do engano e isso não esta consignado em lugar algum da nova aliança, sim a nova, aquela firmada com o sangue de Jesus.
Gostaria de fazer uma pergunta, que de antemão sei que não vai adiantar nada, mas mesmo assim vamos lá:
Dá pra gente em termos de religião ficarmos apenas e tão somente com o que está escrito?
Eu pelo menos vou fazer isso, fiquem sabendo que desde já há um bom tempo, pra mim e minha gente, infelizmente nem todos, só vale o que esta escrito na Bíblia.
A par disso tenho um só Salvador, o Senhor Jesus, que morreu de forma cruel, por minha causa...  e mesmo assim Jesus rogou por mim e por você, leia João l7:20,
Dá para pensarmos séria e sinceramente, no poder de Deus, não como forma de dominação, político-econômica, de hegemonia, de orgulho sectarista.
Vamos pensar no sistema que mais funciona para divulgar qualquer coisa e em qualquer lugar; a divulgação boca a boca. (para vender produto de beleza funciona).
Não foi assim no princípio?
Ou será que a Bíblia não registrou que o barco de Pedro possuía uma enorme aparelhagem de som? ou no dia de pentecostes, a Bíblia omitiu a existência de um aparelhagem de multimídia para atingir quase cinco mil pessoas; possuíam os apóstolos aviões para irem de lá pra cá para pregar o evangelho,não, e mesmo assim a coisa funcionou, pois não?
O evangelho não é filosofia, não é sistema politico, menos ainda sistema econômico ou religioso; ele não é bem tangível.
O evangelho é a mensagem clara, simples e pura:  Se arrependa (não faça como Adão que procurou pular fora,atribuindo "à mulher que você me deu". O erro é seu, o seu pecado não é motivado por herança de seu pai,mãe ou ,avô ou la quem quer que seja, o pecado e o erro é seu e somente seu, portanto se arrependa e peça perdão que Deus é justo) e creia que naquela cruz Jesus lavou o seu pecado.( leu o evangelho de João citado no quarto paragrafo acima, não? Então vá ler primeiro), e convença-se, Jesus quando disse aquilo em oração, você estava incluído.
Feito isso. você não se tornou santo, mas foi marcado para a santidade, que é uma caminhada, com erros e tropeços; não há em lugar algum promessas de riquezas, essas virão com sua caminhada no mundo, sim, pois Jesus não quer você separado do mundo, caso contrario não teria dito: Vós sois a luz do mundo, o sal da terra.
A igreja, – não essa casa, essa construção, esse templo,-- mas você e todos os outros que aceitaram, aceitam e aceitarão Jesus como único, suficiente e capaz, salvador de suas vidas é essa a igreja que Ele virá resgatar e arrebatar para o Reino de Deus.
Essa divulgação, não precisa de toneladas de equipamentos de luz e som, não precisa de congressos, concílios, conchavos, cargos, títulos etc, precisa apenas de voz, testemunho e testemunho vivo, e eficaz, e isso você pode fazer e deve fazer...
Só assim, com a simplicidade das coisas de Deus, por isso é que essas coisas de Deus são consideradas loucuras pelos ímpios, é que poderemos reverter a secularização da fé, ou a fé no secularismo.


Deus tenha piedade de nós, e nos aceite através de Jesus Cristo.


V.D.M.I.Ae.