Páginas

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Como ensinar ?


Na publicação de ontem, fizemos uma chamada aos pais, no sentido de considerarem seus filhos como amigos, gastar com eles o maior tempo possível, pois é isso que irá fazer a diferença num futuro inexorável de nossas vidas; eles irão crescer e assumir o controle de suas vidas, dos meios sociais, ou seja eles serão seguramente o amanhã, e não vai romantismo nenhum nesta afirmação.
Outro ponto importante nesse relacionamento  pai/filho, é ser amigo sem ser igual, sou seu amigo, mas ainda sou seu pai, podemos conversar sobre qualquer assunto, mas a palavra final é a de pai, concorde ou não com os desejos do filho. Tenha em mente, ele é menor e está sob sua orientação.
Vejam e leiam o que encontrei em um jornal, o Metro-Santos do dia 30/11, na página 15 Metroesporte "opinião":

"...Mas passávamos muitas horas no carro, meu pai e eu,conversando sobre a vida, sonhos, alegrias, tristezas, dedicação, sacrifícios, objetivos, superações de barreiras, corridas, estratégias, equipamentos, respeito aos adversários e muito mais. Aquelas lições que recebi de meu pai, que sempre esteve ao meu lado, foram tão valiosas que as uso até hoje, tenham certeza, sem a dedicação dele para comigo, dificilmente estaria aqui "falando" com vocês."


Quem registrou essa fala foi nada menos que Helio Castroneves, com relação a sua carreira vitoriosa.
Os educadores, que encaram sua atividade com o respeito devido; uma vez que são determinantes para o futuro, não só de seus alunos, mas da própria sociedade em que vivem e irão viver seus descendentes, têm falado a respeito dessa necessidade da presença dos pais na orientação e encaminhamento dos seus filhos, mas  as empulhações novelisticas dos meios de comunicação de grande penetração, ganham, pois são muitos os pais que entregam seus filhos a essa babá eletrônica. que a título de liberdade ensinam, consumismo e libertinagem enfatisando inclusive o direito à privacidade desde a mais tenra idade.
Uma pergunta que quero deixar aqui: Estão a serviço de quem?
Sei seguramente de uma coisa.

V.D.M.I.Ae.

Que Deus na sua misericórdia possa nos perdoar a todos.