Páginas

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Golpe de sedução



A pessoa da foto ao lado pede para não ser identificada. Ela é jovem e inteligente e foi vitima de um tipo criminoso que, em vez de armas e ameaças, ataca com palavra que aguçam o interesse e cheias de promessas. Tudo começou com um programa de televisão , encantada com as falas, e os testemunhos que ouviu durante o programa, encantou-se com o apesentador que se dizia homem de Deus, que convidava as pessoas a terem um compromisso sério com Deus, esta pessoas envolveu-se nesse apelos. Não demorou muito mas o homem de Deus logo pediu dinheiro, alegando que tinha problemas financeiros, que poderia perder o horário da televisão, se não pagasse suas dívidas, como as promessas assinalavam que quem ajudasse estaria fazendo um ótimo trabalho para Deus, a pessoa em causa ajudou, até perceber que havia caído em uma armadilha.
Descobriu que estava nas mãos de um estelionatário ao perceber que os pedidos se replicavam e as promessas não se cumpriam, a respeito do que recebia a informação que a culpa era dela. Com a história verdadeira começou a investigar e descobriu que havia outras vítimas, conseguindo ver assim a verdadeira face do homem que a havia ludibriado. Em vez de referências de um homem de Deus dedicado e sensível, educado, deparou-se com um histórico de acusações de diferentes vítimas, cinco delas diziam que, além de terem sido enganadas, elas acabaram perdendo tudo o que tinham. Tentei fazer, diz a pessoa, um boletim de ocorrência, mas o delegado riu na minha cara. Disse que eu dei dinheiro e bens porque quis e não registrou minha queixa, fui orientada a procurar outra delegacia e recebi a informação de que nada poderia ser feito. Procurada a primeira delegacia pela reportagem, fomos informados que o caso tratava-se de estelionato e que a pessoa deveria se dirigir novamente a delegacia anteriormente indicada. A vítima, neste caso essa pessoa, desistiu de socorrer-se da justiça, mas diz que aprendeu a ter mais cuidado ao se envolver com igrejas e pastores especialmente com promessas mirabolantes ou falas sedutoras. Diz essa pessoa, não sou bobo, sempre trabalhei e estudei, confiei em Deus, mesmo assim cai nas promessas. As vezes estamos muito vulneráveis a isso, quando somos bombardeados com promessas de boas coisas, promessas, acreditamos. O caso não representa uma exceção, no Brasil, temos um número enorme de igrejas grandes e pequenas, e homens ditos de Deus prontos a trapacear e arrancar dinheiro das pessoas usando todos os tipos de promessas e indução através de suas pregações e profecias. Poucas pessoas enganadas se animam a falar sobre o assunto.......................
Creiam o texto acima sofreu uma pequena adaptação de um outro texto que tratava de uma mulher que acreditara em um relacionamento surgido nos sites de relacionamento, além de emocionalmente e pessoalmente enganada, perdeu dinheiro, e não encontrou respaldo jurídico. Já que teve que ouvir, “deu dinheiro porque quis”, o mesmo que você, que cair na lábia desse megablat pastores, compradores de conforto para si, a título de pregar o evangelho Daquele que não tinha onde repousar, que andou por toda terra a santa, quando confortável, no lombo de um animal, calçando sandália. Mega pastores que hoje nos acusam de querermos pregar um evangelho de miséria; quando na verdade estamos a pregar um evangelho de vida e vida eterna. (leia Os primeiros oitenta anos de minha vida). E que riquezas são frutos de trabalho, diligencia, estudo, criação de oportunidades em proveito de muitos, e não de explorações de muitos, gosto muito de uma fala colocada na boca de um personagem de uma peça que diz: “Quando alguém come dois pratos de comida no almoço, em outro canto, alguém passa fome, quando alguém tem dois cobertores alguém passa frio'. Se nós, no mínimo, educarmos nossos filhos nos caminhos de Deus, estaremos fazendo um trabalho muito bom; seja minimamente um observador da ordem “ame a teu próximo como a ti mesmo” e já estaremos fazendo este mundo um pouco melhor.
Deus tenha misericórdia de nós.
V.D.M.I.Ae.