Páginas

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

libertas que sera tamem


Parece-me muito estranho em pleno século XXI, estarmos perdendo tempo em discutir liberdade, temos que fazê-lo com uma frequência, a cada dia maior. Inclusive no campo da religião.
A bem da verdade, onde,quatro ou mais pessoas se reunirem, haverá sempre entre eles um que irá assumir,por imposição ou por livre escolha do grupo, a posição de líder.
Todos aceitam isso como natural;no tocante ao encaminhamento dos afazeres da vida em sociedade, no serviço, na condução de uma construção etc,etc...pode até ser; e chamamos isso de hierarquia.
Mas existe um departamento da vida, tão importante ou mais importante em que esse princípio não se aplica no tocante aos homens, pois a prevalência nesse relacionamento é de Deus.
O homem que se afastou de Deus, perdeu esse relacionamento, colocando na posição de Deus um seu semelhante com mais conhecimento, ou mais,forte como seu líder ou guia, isso em razão de ter tirado Deus de seu prioritário lugar.
Mas há também aqueles que utilizando, hoje como no passado, o nome de Deus, usurpando suas prerrogativas, se interpõem como o faziam até o século XVI e hoje posam de patriarcas,pais, pastores, lideres de duzias, de grosa e disseminam heresias, falsas profecias, usam de subterfúgios para não serem questionados, tais como “Deus me revelou”, “Deus me disse esta manhã e ou palavras com o mesmo sentido, ou então, se declaram ungidos, julgando-se intocáveis, quase nunca ou mesmo nunca falam da palavra libertadora de Deus proclamada de forma dramática e sanguinolenta na cruz, pois era assim que estava determinado que morressem os pecadores o que foi feito por Cristo na cruz, gastam o precioso tempo, que a cada dia se faz mais premente, em profetadas, promessas de bençãos financeiras e coisas que tais, conselhos de autoajuda.
Lutero em seu tempo de luta, colocou diante de seus opositores; defensores de serem mantidos os fieis na ignorância da verdade de Deus expressa claramente na Bíblia, fez um arrazoado, que eu mal e porcamente tomei a liberdade de fazer adaptação que se segue:
O cristão, diante de todos os homens é o mais perfeitamente livre e não sujeito a ninguém.”
Um cristão é entre todos os homens, o mais pronto a servir os outros e esta assim sujeito a todos os seus irmãos em liberdade. Leia 1 Co. 9:19.”
Vamos verificar essas afirmações; a primeira, sua razão é que o verdadeiro cristão, (não o seguidor de, ventos de doutrinas, guias de coberturas espirituais,etc), mas o cristão perfeitamente justificado diante de Deus pela aceitação do sacrifício , feito por Jesus na Cruz, através da fé, possui tudo o que é necessário para o exercício de sua vida no cotidiano deste mundo; quando a sua fé em Cristo como seu salvador pessoal o conduzirá à verdadeira renovação tornando o em um novo homem a serviço do Reino de Deus.
A segunda é a declaração de sua liberdade de fazer algo que alguém lhe peça, por sua liberdade em Cristo, fazendo algo por liberdade e não para conseguir benesses de Deus, pois se fosse ao contrario, a fé estaria sendo destruída.
Muitos homens corruptos, quando conhecem esses preceitos de perfeita liberdade que nos vem da cruz, se utilizando desse conhecimento para dar lugar a suas ganancias e se locupletar de poder e dinheiro e outros interesses pessoais.
A forma de lidarmos com esses sevandijas, é o estudo da Palavra de Deus. Fiquemos atentos ao que apóstolo escreveu aos Galatas, quando afirma que só há um caminho para a salvação, a justificação pela fé. A verdadeira liberdade, ainda que tardia...

Que Deus nos capacite a entender a sua palavra e tenha misericórdia de nós

V.D.M.I.Ae.

cargos e encargos da vida


Nesta época do ano me ponho melancólico e pensativo,e num desses momentos, comecei a matutar sobre os cargos e encargos que trazemos ao mundo no primeiro sorvo de ar, ao nascermos.
O primeiro é que passamos a ser agentes de direito, o segundo é o nosso primeiro título, o que iremos carregar pelo restante de nossas vidas no mundo: - filho.
Não é só isso, já nascemos com poderes especiais, podemos e atribuímos cargos e encargos, pesados, como exemplo, logo ao nascermos nomeamos duas pessoas; nossos pais, com a responsabilidade de nos proteger, agasalhar, cuidar, educar e orientar por muitos anos, e não é só isso, de quebra nomeamos a seguir, tão logo saibam do nosso nascimento, os tios, os primos e arranjamos uma promoção para os pais de nossos pais, são imediatamente promovidos a avós, com todas as implicações do cargo.
Para o famoso mercado, somos denominados consumidores, haja talco, fraldas, sabonetes etc. Esse encargo, o de consumidor, nunca mais nos livraremos dele.
Para o sistema de saúde, desencadeamos um esquema de vacinas, exames, acompanhamentos e recebemos o cargo de paciente, e ao longo da vida haja paciência.
Recebemos o título de vizinho, e carregamos a identificação de “filho de” por muito tempo.
Depois de um certo tempo, ganhamos um novo cargo e as obrigações do mesmo, viramos aluno com isso reforçamos o cargo de outros que iremos conhecer como aluno, o professor, os tios, que não são irmãos de nosso pais; a temida Diretora, a quem justificamos o cargo por nossas traquinagens.
Na rua somos pedestres mais um cargo/encargo, e com isso estaremos sujeitos as leis do trânsito, obrigados a obedecer os sinais. 
Mais ou menos por essa época recebemos nossa primeira promoção, viramos adolescentes, aquele que esta fazendo o vestibular para adulto, a última oportunidade de fazermos algumas sandices, sem causar maiores problemas  do que uma bronca de nossos superiores- os pais, tios, avós, ou aquele que estiver de plantão.
Correndo tudo bem, ganharemos um título honorifico neste país, de universitário, com as responsabilidades daí decorrente, a busca de uma carreira; então começamos assumir novos cargos e encargos, eleitor, motorista, contribuinte, embora já o fossemos desde o nossa estreia no mundo, só que agora, o responsável pelas contribuições ao imposto passa a ser pessoal, por essa época podemos assumir um novo cargo/encargo, o namoro, com suas implicações; saudades, ciumes, impaciência, uma nova compreensão do tempo: rápido, se perto, lento se longe de nosso(a) cúmplice.
Ah! ia me esquecendo, já há um tempinho atrás assumíamos o cargo/encargo de amigos, companheiro, membros do grupo, da equipe de esportes, se tudo isso for assumido com discernimento, tudo certo; caso contrário estaremos nos enfiando em saco de sete varas.
A verdade que quase sempre não é dita aos que atingem o cargo de jovens, é que o caminho da vida tem duas vertentes, a mais difícil, estreita, a do bem, que nos dará sempre alegrias a maior parte do tempo, e a vertente descontraída, descompromissada, com aparência de alegria, mas com enormes prejuízos e tristezas mais a frente.
A seguir na vertente mais estreita logo assumiremos o cargo de noivos, reunindo duas famílias até então estranhas, para alegria de todos os que caminharam conosco em todos os momentos de responsabilidades até então; teremos por esse tempo de nossas vidas perdas, algumas mais pesadas e tristes quando for de um nossos nomeados: os tios, primos, avós, que embora ausentes deste mundo continuarão em nossas memórias a manter seus títulos de cargo, e já não estarão submetidos a encargos, dos quais nos lembraremos o seu desempenho ao logo de nosso caminhar, com um sentimento que chamamos de saudades...
Não muito depois de nossas conquistas acadêmicas, assim deveria ser, iremos nós mesmos assumir o cargo /encargo de esposo(a), proprietários (melhor) ou locatário (menos mal) de uma casa, e não muito depois, seremos nomeados como pais, de quebra nomeando nossos pais de avós, e se ainda vivos daremos a mais alta nomeação em vida a nossos avós que passarão a ostentar mui orgulhosamente a mais alta condecoração de bisavós, o mais glorioso cargo/encargo em uma família bem sucedida.
Não não me esqueci, ao longo dessa trajetória de cargos e encargos, podemos contar um uma ajuda inestimável, para levarmos a bom termo essa caminhada; é a de buscarmos a nomeação de Filho, sim filho de Deus, Aquele que nos deu a vida, que acompanhou nosso desenvolvimento no ventre de nossa mãe, vendo-nos quando ainda informes, mesmo antes do advento do ultrassom, tão preocupado com nossa integridade eterna, que deu seu filho Jesus, para pagar por nossas faltas que Lhe ofenderiam (pecado), para que nós conquistássemos a possibilidade de adoção como filhos, filhos de Deus. E saiba, essa nomeação é eterna...
Irmãos que gastam seus tempos em ler estes devaneios, leiam a Bíblia, se você nunca leu antes comece por ler Romanos, e que Deus de abençoe para fazermos parte dessa família eterna no Reino de Deus.

V.D.M.I.Ae.