Páginas

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Precate-se gente! Os tempos estão difíceis.


 Primeira carta aos Tessalonicenses capitulo 5

Tenho me defrontado com dois sentimentos ou sensações que me levam a certa angustia e apreensão, uma delas já me foi acusada por uma das netas:-
Vô você não acha que o tempo está a cada dia passando mais célere?
Não quis assusta-la, mas também tenho tido essa sensação, não estou falando do tempo psicológico, mas do real, tenho acompanhado o relógio com o decorrer do dia, eles me parecem sincrônicos, mas permanece a sensação que realmente está mais curto, bem vamos deixar isso para lá pode ser até que minha esposa tenha razão, diz ela: - Isso é coisa de quem  já viajou demais no que você chama de sua nave espacial (a terra), afinal você já completou setenta e três órbitas”.
A outra impressão é a de que a órbita do sol, não esta percorrendo a mesma linha para esta data calendário, quando ainda minhas árvores estariam projetando uma sombra voltada para a esquerda quando as olho de minha casa, e ou quando levo a neta para a escola em uma da rua que percorro logo nas primeiras horas da manhã, tendo que baixar o quebra luz do carro, nesta época do ano, a luz deveria vir do meu canto esquerdo do para brisa; no entanto a luz esta me atingindo bem frontalmente.
Bem essas coisas não são alarmantes, mas como diz meu amigo Tonico: “Ser precatar, chá preto e mingau de aveia num hai da faze mar pra ninguém”.
Mas fuçando a minha bíblia no computador encontrei o texto abaixo, que esta em 1 Tessalonicenses capítulo cinco:

“Mas, irmãos, acerca dos tempos e das épocas não necessitais de que se vos escreva:
porque vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como vem o ladrão de noite; pois quando estiverem dizendo:
-Paz e segurança! então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão.
Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que aquele dia, como ladrão, vos surpreenda; porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas; não durmamos, pois, como os demais, antes vigiemos e sejamos sóbrios.
Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam, embriagam-se de noite;
mas nós, porque somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação;
porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançarmos a salvação por nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele.
Pelo que vos exortai uns aos outros e edificai-vos uns aos outros, como na verdade o estais fazendo.
Ora, rogamos-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, presidem sobre vós no Senhor e vos admoestam; e que os tenhais em grande estima e amor, por causa das suas obras. Tende paz entre vós.
 Exortamos-vos também, irmãos, a que admoesteis os insubordinados, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimes para com todos.
Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, uns para com os outros, e para com todos.
Regozijai-vos sempre.
Orai sem cessar.
Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
Não extingais o Espírito; não desprezeis as profecias,
 mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom; Abstende-vos de toda espécie de mal.
E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
Fiel é o que vos chama, e ele também o fará.
Irmão orai por nós.
Saudai a todos os irmãos com ósculo santo.
Pelo Senhor vos conjuro que esta epístola seja lida a todos os irmãos.
 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco.”.
E me pus pensativo, será que ninguém lei isto ainda?
Diante de tantas sandices, para esses despreparados que se colocam no púlpito em busca de uma sinecura, afora os que verdadeiramente são sacripantas, que distorcem as palavras registrada na bíblia para justificarem seus sonhos megalômanos pessoais.
Mas vamos adiante sempre alertas e fazendo o que diz o texto acima Não extingais o Espírito; não desprezeis as profecias,
 mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom; Abstende-vos de toda espécie de mal.
E que o nosso Deus possa ter misericórdia de todos nós, apesar de nós mesmos, e saibam todos os que por aqui passarem:
V.D.M.I.Ae.