Páginas

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Ponto de vista, ou seria ponto de fuga???


Continuando a minha busca da verdade nesse caos religioso destes tempos, (melhor me parece dizer desde sempre) acho muito interessante essas discussões CatolicromanisLuterAnglicMetodisPres-bitQuadrangAssemblDeusCristBrasUniversReinIgrejgraçIgrejMund e outros quejandos que tais.

Cada um defendendo seus pontos de vista, aqui começa o problema. Quem um dia estudou desenho a sério, sabe que pontos de fuga podemos ter até quatro, mas o de vista só temos um e quando estamos   em um grupo de pessoas em um local apreciando, digamos uma paisagem, teremos tantos pontos de vista quantas forem as pessoas presentes,mas a paisagem será a mesma.

Mas aprendi com meu velho e saudoso pai, que a verdade é uma só, não existem verdades diferentes como o que parece, afirmam hoje nossos lideres religiosos, sic est.

É comum lermos artigos, afirmações, conceituações alegando serem Luteranos, Calvinistas, Romanistas, e ou sob nome de teólogos mais ou menos conhecidos, pregadores, grampeadores e toda esse fauna que pulula nesse emaranhado gospel de nossos dias.

Embora apreciando uma verdade, podemos nos apropriar dela de ângulos diferentes, como variam os pontos de vista, mas estaremos olhando a mesma .

Mas está ficando cada vez mais evidente, quanto mais leio ou busco, que as pessoas estão olhando a verdade buscando os pontos de fugas que mais os interessam;e quando disse lá no começo que o caos religioso deveria dizer existe desde sempre, me ocorreu o texto de Paulo, aquele tal que caiu do cavalo, mas encontrou Cristo -A verdade única e verdadeira-, e revolucionou o mundo desde os seus dias até hoje, salvo melhor juízo ou engano, esse Paulo, adverte aos Coríntios; epa!, Calma lá, tem nada a ver com futebol, poxa brasileiro só pensa nisso!; vamos lá, Coríntios, em cuja cidade havia fundado uma igreja, leia em Atos 18:1-18, igreja essa que estavam, sim estava apresentando problemas de divisões, escreveu uma carta, ou melhor duas cartas, mas vejamos a primeira em seu capítulo 1 versículos 12 em diante, contrariando meus objetivos e fazê-los apanhar a Bíblia, vou transcrevê-los aqui:

“Pois meus irmãos, algumas pessoas da família de Cloé me contaram que há brigas entre vocês. O que eu quero dizer é isto: cada um vocês diz uma coisa diferente.
Um diz: “ Eu sou de Paulo”; outro, “Eu sou de Apolo”; outro, “Eu sou de Pedro”; outro ainda, “Eu sou de Cristo”.
Por acaso Cristo foi dividido em várias partes? Será que Paulo morreu crucificado em favor de vocês? Ou será que vocês foram batizados em nome de Paulo.........
De fato a mensagem da morte de Cristo na cruz é loucura para os que estão se perdendo; mas para nós, que estamos sendo salvos é o poder de Deus. Pois as Escrituras Sagradas dizem:
“Destruirei a sabedoria dos sábios e acabarei com o conhecimento dos instruídos.”
,
….. vou transcrever somente até aqui, mas deixo um alerta, leiam esse texto novamente.
Troquem os nomes de Paulo, Apolo e Pedro e coloquem em seus lugares um dos nomes das igrejas mencionadas (propositadamente embaralhadas) lá do início. Percebam que a advertência parece ser para os nossos dias. Pois acreditem, mesmo sem a troca proposta, essa advertência é para os dias de hoje.

Ao invés de mantermos nosso olhar no centro do ponto de vista (Cristo e sua obra), estamos mais propensos a buscar um ponto de fuga que melhor justifique o mEU “ponto de vista”, que acredito ser Cristo , ou evidentemente não é Cristo.

O que pensa tal ou qual corrente de Teologia, ou teólogo, ou pastor, ou pregador, ou outro ser qualquer por mais iluminado que seja, por mais sonhador, por mais que tenha ouvido mensagens do além, ou do aquém, a mim, pessoalmente, afirmo que em  nada me impressiona; pois deve ser confrontado com a Bíblia, e se algo não estiver de acordo, por menor que seja a divergência, deve ser desprezado, pois essa advertência também se encontra na Bíblia e se a memoria não me faltar quem fez tal advertência é este mesmo Paulo, esse que caindo do cavalo, encontrou Cristo.
Vejam lá em 2ºCo 11: 3-4, veja também um texto mais pesado ali adiante, Gálatas 1:6-10.

E que Deus possa ter misericórdia de nós, apesar de nós mesmos.

V.D.M.I.Ae.