Páginas

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Campanha da Comissão dos Deveres Humanos I



Uma vez lançada a campanha do CDH, a Comissão dos Deveres Humanos, cabe questionar como inicia-la?
Vamos alinhavar algumas pequenas ideias, pois é assim que qualquer coisa neste mundo criado por Deus nasce, foi assim com o faça-se a luz, ela nasceu de um ponto e se espalhou a seguir por todo o universo infinito.
Vamos lá:
      Na medida em que fomos criados para cuidar do Jardim do Éden, estamos cuidando verdadeiramente do nosso entorno?
- Você joga embalagens janela afora de seu veículo?
- Você coloca chiclete mascado debaixo das cadeiras, bancos e ou assentos de sua casa, igreja, lanchonetes etc.?
- Você respeita os bancos nos coletivos destinados a idosos, gestantes, ou descapacitados? (1) Ou finge que está dormindo?
-Você ensina a seu filho a não consumir produtos no mercado, seja la o que for, antes de ter passado pelo caixa?
-Quando você recebe o troco  a maior de suas compras você volta e faz a devolução ao caixa?  Se não faz, saiba que quem vai pagar a diferença é a funcionária, que em muitos casos ganha menos do que o salário mínimo legal.
-Você atravessa nas faixas de pedestre?
-Quando você esta com sua bicicleta anda pelas calçadas, e ou obedece  as Leis de transito?
-Em sala de aula e ou durante um culto em sua igreja, você costuma manter conversação  com seu vizinho do lado?
-Quando você se dirige para um bebedouro  d’água e vê se aproximar um idoso, você espera que ele se dessedente  ante do que você?
- Você quando vê um descapacitado visual, se dispõe a ajuda-lo? (atravessar uma rua, evitar um obstáculo, ou outro qualquer problema).
-Você quando leva seu animal de estimação a passear, recolhe as fezes ou faz de conta que não viu o que ele fez?
- Quando você vai adentrar a um elevador e vê se aproximar um descapacitado e ou um idoso, você permite que ele tenha a preferência?
Bom eu vou parar  esta lista sugestão por aqui, mas basta pensar um pouco e veremos que esta lista sugestão poderá ser ampliada ao infinito, tantos são nossos deveres, pessoais, sociais, familiares, coorporativos.
O que fazer com esta lista e outras que você mesmo pode criar junto a sua comunidade familiar  e ou na sua igreja, na sua escola?
Reunir uma comissão (grupo que queira participar) discuti-las  descobrir a verdade que o mundo ao meu redor existe, pois nós fazemos parte dele, goste ou não você disso.
A sociedade não é compartimentada em  núcleos, nós nos  expressamos  nele. Pensem, ora eu sou vizinho, ora sou professor, ora  transeunte, ora  motorista, passageiro, irmão, amigo, fornecedor, comprador, eu sou múltiplo no meu mundo, que na verdade é de todos.
Adotem, por primeiras posturas pessoais, corrijam-se primeiramente, busquem estratégias para  despertar-nos outros a necessidade de observarmos os deveres, para somente então  podermos usufruir dos  direitos.
Gostaria de contar uma experiência levada a efeito com minhas netas.
Cansado de transitar por ruas, quando as levava a escola, com fezes caninas  a cada passo, decidi fazer no computador  uma etiqueta com os dizeres  “POR AQUI PASSOU UM PORCO CONDUZINDO UM CACHORRO” feita uma série de etiquetas, colamos  em cada uma um palito de dentes.
Quando passávamos por  fezes caninas, aplicávamos a etiqueta de tal sorte que pudesse ser lida pelos que ali passassem.
Quase fui agredido por um porco mentecapto, por  colocar a etiqueta nas fezes recém-feita por seu cachorro.
Algumas mães de alunos  gostaram da ideia e a replicaram; resumo da opera hoje é muito raro encontrar fezes nas calçadas das ruas ao redor da escola.
Vamos iniciar a Comissão dos DEVERES humanos em nossa própria casa e por nós mesmos.
Deus tenha misericórdia de todos nós, que nos esquecemos de nossos deveres.

V.D.M.I.Ae.

(1)  Descapacitado - Esta palavra, salvo melhor juízo, não existe em português, mas  me parece melhor do que incapaz. Ela  é usada em  castelhano, ao menos na America latina.