Páginas

sábado, 13 de novembro de 2010

A propósito de Tiririca


Quero aproveitar esta publicação, para repetir á exaustão que ao longo dos  meu sessenta e nove bilhões oitocentos e dez milhões de quilômetros percorridos na órbita terrestre, não vivi vendo a banda passar...
As pessoas, os fatos, as atitudes, as decisões adotadas, dentro e fora da igreja, foram objetos de analise e estudos sempre em minha vida.
Os contra-sensos, as manobras para a preservação dos interesses, vantagens, sempre discerniveis; "só não ve quem não quer ver..."
No caso especifico - Tiririca - além do nome do personagem de um palhaço, é também o nome de uma erva chamada de daninha da família da Ciperáceas, o que a maioria não sabe é que, as folhas da citada erva, maceradas em água resulta em um ótimo hormônio de enraizamento,portanto não tão daninha como querem alguns; mas voltemos ao caso.
Sobre esse fato, eleição do Tiririca, alias, do cidadão Francisco Everardo Oliveira Silva, e ser ele analfabeto ou não, estamos a buscar pelo em ovo, e desviando o foco da discussão.
O cidadão Everardo deve ser por força do sistema, mais um dos 15 a 20% dos nossos analfabetos funcionais, o que não seria de estranhar.(*)
Essa discussão não vai ao cerne do problema, pois como professor por quase 15 anos atuei na escola pública e em escola particular, e cansei de ver reuniões em que os pais convocados para irem a escola discutir com os professores de seus filhos, em uma classe de 40 alunos,(o que já é um absurdo), comparecerem  sete ou oito pais, alias estes, pais dos melhores alunos da classe. Aqueles que deveriam por necessidade comparecer, para junto com os professores conduzirem a ajuda de melhoria para seus filhos,  estavam ocupados demais com novelas, jogos de futebol, ou um alegado desgaste de um dia de trabalho.
E são esses pais que não acompanham a vida escolar de seus filhos que vão a tv, radios e jornais para criticarem as escolas e os professores; bem voltemos ao caso.
Discutirmos se o cidadão Everardo é ou não analfabeto, me soa extranho num pais em que pelo segundo ano consecutivo um exame de grande alcance, E NEM é bom falar, deu Chabu (falhou), e que os capitães, se fossem verdadeiramente profissionais responsáveis, teriam pedido demissão, ou seriam por seus superiores, desfrenestrados solenemente a bem da lisura.
Como povo deste país, somos  em grande maioria, uma grande casta de Fariseus da melhor espécie.
No caso em que foi envolvido o Sr.Francisco Everardo, deveria ser discutido o papel dos Partidos políticos. e seus dirigentes, nisso tudo.
Este sim é o centro de todo esse problema, em que se encontra a justiça eleitoral de nosso país.
O Sr. Everardo é como todas as demais pessoas e  instituições, inclusive as igrejas, vítimas do objetivo de  "Crescer a qualquer custo".
É notório que o Tiririca (personagem) seria como dizem eles os caciques dos partidos políticos, Bom de Voto, o que não que dizer necessariamente que o Sr. Everardo  não seja capaz; como todo bom brasileiro, tem sonhos, tem sede de realizar algo pelo seu povo, mas não resta dúvida que isso foi explorado pelos caciques partidários da coligação, que diante da possibilidade dos muitos votos que ele Tiririca granjearia, poderiam como de fato o fizeram, graças a lei do coeficiente eleitoral, encaixar mais um ou dois energúmenos que não conseguiriam se eleger com seus próprios votos.
Não venham me acusar de querer obstar o Sr. Everardo de usufruir sua conquista. se alguem falsificou a declaração encaminhada na solicitação do registro, com quase toda certeza, foi a coligação que o fez.
Quando se fala do assunto, alguns levantam o problema da eleição do índio Juruna, questionado o que ele fez como Deputado.
Fariseus que se esquecem que o referido deputado Juruna, em um momento de seu mandato, passou a usar um gravador, para registrar todas as conversar  das reuniões.
Questionado sobre tal atitude, o citado parlamentar indígena respondeu:
Vou gravar, pois todos são muito mentirosos e falsos, dizem uma coisa e depois desmentem, comigo não vão fazer isso pois eu gravo tudo, e se desmentirem eu mostro pra todo mundo a gravação, talvez não sejam essas mesmas palavras, mas o sentido é esse.
O índio parlamentar prestou um enorme serviço a democracia, expondo as mazelas e mentiras que pululam em nossos parlamentos representativos.
O problema não é o Tiririca, alias o Sr. Everardo, pois na sua simples atividade demonstrou  inteligência e capacidade de, do quase nada, ganhar notoriedade como artista.
O problema em nossa terra Brasilis  são as pessoas que enxergam o cisco mas não percebem a trave que lhes oblitera a visão, alias é bem mais fácil atacar a um só, do que atacar a caterva que: - "não sabia", não viu", "alega não poder fazer nada pois não há provas", e caindo na mentira, dizem: "Embora meu amigo(a) eu não sabia que ele(a) eram assim" e muitas outras chicanas que podem ser lidas e ouvidas nos noticiários  da imprensa, que por expô-los, eles os caciques, querem calar...
Brasileiros, precisamos tirar as traves que não nos deixam enxergar a verdade, basta de alegarmos "Aos amigos tudo, aos inimigos a lei.; que é o mote geral destes último anos.
Sr. Francisco Everardo Oliveira Silva, lembre-se, o poder que lhe foi atribuído, veio de Deus, portanto exorto-o a que cumpra a sua promessa de campanha, que repito aqui:
"Voce sabe o que um deputado federal faz? Eu não sei, mas vou lá saber depois eu conto para vocês", se voce cidadão Tiririca fizer isso realmente, trazendo a público, aquilo que nos parece escondido debaixo de lindos discursos, já terá cumprido o seu mandato.
Deus na sua infinita misericórdia, te abencoe caro Everardo, e tenha piedade de todos nós.
pois.        


V.D.M.I.Æ.

(*) dados mais recentes dão conta de que os Analfabetos Funcionais são cerca de 60/70%...

0 comentários: