Páginas

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

moda evangélica...


Em publicação anterior mencionei loja de moda evangélica, existe moda ateia?, moda católica romana?
Como professor de arte, participei em um passado recente da criação do curriculum para um curso de moda, quando além de ter que contemplar a área técnica: desenho, desenho anatômico, técnicas de criação etc, me ví obrigado a adquirir conhecimentos um pouco mais extensos sobre o assunto moda.
Dessa forma descobri que a moda tem como fator de sua criação básica, as estações do ano, dividindo-se assim em moda primavera, verão, outono e inverno, e apresenta também outras divisões básicas: moda infantil, moda teen, moda jovem, e o obvio, masculina e feminina.
Agora, moda evangélica ?
Ia me esquecendo, moda de praia, country, noivas.... então qual a razão do estranhamento ?
Está ai um filão de mercado que nunca me ocorreu, nem mesmo aos colegas de curso que cuidavam do marketing de moda...
Diante do que está colocado, vou fazer um exercício de loucura e dar umas ideiazinhas ah ah ah ah ah, para os aplicadores desse nicho de mercado pouco explorado, afinal parece que estamos chegando aos 30 milhões....e com essa onda da prosperidade, veja a dinheirama disponível no mercado...
As idiotices, digo ideias que passo a expor estão livres para a utilização de quem as quiser sem necessidade de recolher royalties.
Vamos colaborar para criar um cânon de uma apresentação de moda evangélica, dentro de um padrão mais bem elaborado, o que se segue é uma mera sugestão:
-Criação de novas divisões da moda evangélica aproveitando os títulos que tem se multiplicado na identificação do líder , ai vai:
-Moda Profética: estilo que se antecipará na criação de modelos com visões futurísticas do evangelho.
-Moda Apostólica: um estilo mais refinado, conservador e discreto com o uso de cores tradicionais.
-Moda de Pais: uma retomada dos velhos ternos e saia e casaco, com uma repaginada mais atual e com utilização de cores mais celestiais.
-Moda Patriarca: Estilo que usará e abusará de um reestudo de batas, túnicas e mantas, em cores fortes e marcantes, bem no carácter de um líder que atinge esse mais alto estado.
-Moda Pastoral: Um estilo com a mesma tendência da moda patriarcal, em uma apresentação mais simples, com uso de tecidos menos trabalhados e tunica e batas menos elaboradas. Mais despojados destinados ao uso do dia a dia.
Cá pra nós isso será uma grande sacada de marketing, podemos pensar também em criar novos estilos ligado ao tema evangélico, como Moda Visionária de Grupo, Uniformes de Grupo de duzias, com estilos diferenciados para identificar não só a célula, como a posição do usuário dentro do grupo: tipo, Líder, futuro líder, neófito, encontro tremendo etc.
Tomo a liberdade também de expor abaixo um roteiro de como anunciar um desfile de tais modas:
“Irmãos e irmãs, vamos dar inicio ao consagrado desfile de moda evangélica esta noite com um aleluia tríplice...
Após a manifestação da plateia, apresentar o desfile:
Na santa passarela nosso irmã (citar o nome), que desfila uma bata com cores celestiais,que apresenta um caimento de óleo de unção que escorre do ombro ao meio dos quadris o que ajuda a disfarçar os meneios mais sensuais, livrando os que apreciam a sua figura de cometer o pecado de adultério contribuindo para que possamos ter um desfile mais santificado nesta noite.
Quando a roupa a desfilar for da moda apostólica:
“O irmão modelo (citar o nome) desfila uma túnica com um corte sóbrio evocando os anos 150 AC. Com influencias das roupas usadas pelos Israelitas quando da ocupação da terra prometida, este modelo foi também influenciado pelas recomendações bíblicas das roupas dos levitas a serviço do templo em Jerusalém.
As pedras semipreciosas dos ombros é uma forma indicativa do grau ocupado pelo apóstolo no Grupo de dúzia ao qual pertence, conforme a revelação em sonhos que o estilista teve antes da criação. O elemento que o modelo leva à cabeça obedece a uma releitura do consagrado quipá com elementos históricos dos turbantes; as asas estilizadas em ambos os lados, remetem a uma livre interpretação do trecho de Êxodo 25:20, sendo essa a razão da cor ouro velho, tornando esse traje condizente com a condição do título de seu usuário.
“A irmã (citar o nome) veste um vestido em linha reta, discretamente justo que tras ao nível da gola em pelo sintético na cor fulva que é uma releitura da Juba de leão como uma evocação da unção do leão. A modelo ainda porta uma luva de cano longo, apresentado nos dedos, delicados arremates em forma de garra, o que tornará mais marcante os movimentos, quando a portadora quiser insinuar o mover do leão.”
Aqui vai uma advertência a essa turma do mercado evangélico, moda não é só fazer, tem que obrigatoriamente, estudar tendências, história, conhecimento dos tecidos, cores e um cem número de outros detalhes....

Isso tudo ai acima, seria bastante hilário, não fora profundamente trágico.

A lei de mercado invadiu o mundo eva angélico; no passado os sevandijas vendiam indulgências, para quem não sabe, documentos que livravam o portador, que pagava caro para os ter, dos julgamentos futuros do dia do juízo, dos pecados cometidos, e dos que desejasse cometer em futuro próximo; vendiam relíquias, tais como: ossos dos pés, mãos, dentes dos santos de plantão; a coisa era tão promissora que se alguém reunisse os ossos de um determinado santo, poderia recompor de dois a cinco esqueletos do dito santo.
A reforma pelo menos na sua época,e por um tempo, acabou com isso, restabelecendo a verdade do evangelho de Senhor Jesus Cristo, Salvação mediante a fé.
Hoje vendemos, CDs, que basta comprar para ser abençoado e louvar a Deus, só falta dizer: “não precisa nem ouvir”, roupa evangélica...camisetas, bonés, chaveiros, e toda uma parafernália...
Bíblias infantis, para os meninos, para as meninas, Bíblias Teen, para eles e/ou para elas.
Bíblias da mulher que ora, para a mulher que pensa, para os homens de negócios, para a saúde,para o crescimento financeiro, etc.,etc.

Mas de Jesus, parece que ninguém mais fala....

Triste, muito triste mesmo; até mesmo esse texto ai acima, não fora o caos vigente, não teria sido concebido.

Deus em seu infinito amor tenha misericórdia de todos nós.

V.D.M.I.Ae.

0 comentários: