Páginas

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Natal ou seria melhor, aniversário?


Oi minha gente que vez por outra para neste porto do mar da web, pois é, estamos em tempo de festa e regozijo, e eu nestes tempos me ponho triste, muito triste mesmo, coisa que vem lá do coração e invade tudo ao meu redor.
Desde muito tempo atrás nunca desejei feliz natal a ninguém e brincava: Só vou desejar um feliz natal a uma mulher grávida próximo do parto.
Na minha cabeça infantil/juvenil lá nos idos de l940/5 entendia que era a comemoração do aniversário de uma Pessoa muito importante, para todos os seres humanos, pois já havia lido que, Deus havia amado o mundo e que, para não o ver consumido nas trevas havia nos dado seu Filho, para que quando cremos em seu sacrifício, tivéssemos a vida eterna.
Não conseguia entender aquela historia da musica que declarava:”Abençoe Deus menino este nosso lar”, no meio de minha cachola infanto juvenil me questionava:
-Eu nasci em 39, estou com onze anos, mas não me torno criança a cada aniversário, então que negocio é esse de Deus menino?
Pelo que entendia Jesus morrera na cruz adulto, então por qual razão, motivo ou circunstancia a cada ano Ele se tornava criança?
Punha-me pensativo... logo tristonho. Consegui entender, ou melhor, pretendi entender a razão disso quando um dia me dirigindo a um adulto da família e lhe fiz a pergunta pertinente, e obtive como resposta:
“Deixe de bobagem e não fique a fazer perguntas tolas, é natal, por isso é que se  diz Deus menino, vê se não amola e vá cuidar de suas coisas”
Ah! Então é isso, Deus menino... Não perturba, você é criança... Vá cuidar das coisas de sua idade...
Então é isso, o Deus o Jesus adulto, esse questiona e, estabelece normas de santidade, sua morte na cruz é um marco com o qual eu tenho que me defrontar, e escolher o caminho a seguir.
Ele não é mais menino, mas Adulto pleno em sua formação humana, seguro de seu caminho, o da cruz, em obediência ao desejo de seu Pai, o de ser o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, de todo os que se arrependam e aceitem esse sacrifício, único, completo e verdadeiro.
 Agrada- me muito essa citação em latim, (resquícios da escola, quando essa língua morta ainda era estudada:)  “Agnus Dei qui tollit peccatum mundi”.
Outrora comemorava-se o Deus menino, mas hoje, sequer consideram Jesus como o Cordeiro de Deus, e não estão preocupados com o fato de Ele tirar o pecado do mundo.
Primeiro, em razão de não sermos do mundo, somo quarenta milhões de evangélicos. É verdade que nesse meio existem alguns milhares de CRISTÃOS.

Segundo, o que Cristo oferece na cruz, é um espaço de morte. Violência, pobreza, pois assim foi desde que nasceu em meio aos animais...
Terceiro que o papai noel é muito mais divertido, a começar pela imagem que hoje conhecemos; criado lá no passado por uma ainda hoje grande marca de refrigerante, se bem que sua roupa era verde, mas agora é esse velhinho bonachão sorridente (HO! HO! HO!),  imagem que vende esse refrigerante “ que nos traz felicidade e um sabor de festa”.
Quarto, pois hoje não precisamos nos arrepender de nada, é só determinar, repreender, amarrar, exorcizar todos os capirotos de nossas infelicidades, mazelas e ou doenças; pois dizem os Pai-Apostolos de plantão que é isso que devemos fazer, pois temos que vencer essa guerra espiritual, razão pela qual me ponho trinte. E, me pergunto: Onde fica o:” Agnus Dei qui tollit peccatum mundi”.?
Quinto, por ver neste período os lideres, das igrejas, darem espaço nas liturgias as criancinhas, inclusive com presentes, enquanto todo o resto do ano, elas são relegadas as salas lá fora do templo onde os adultos louvam (sic) a Deus; afinal, o que estamos ensinando a elas?
Sexto, por saber que nesta data, verdadeira ou não, a mim pouco importa, pois a verdade é que Deus deu ao mundo seu unigênito filho que nasceu, seja em que dia for, mas nasceu, viveu e morreu na cruz e isto é histórico, tem um local definido e mesmo este fato uma data aproximada, e ainda há milhares de crianças, mesmo em países desenvolvidos que passarão neste período  com seus pais desempregados, e muitos milhões famintos, vivendo uma vida de miséria.
Para mim não aceito o que muitos sevandijas dizem velada ou declaradamente, ”vivem assim, pois são ímpios, são idolatras pecadores”, me dói o coração por isso; gastam milhões de dólares (usei essa moeda sem conotação política, mas por ser ela a base de cambio monetário no mundo), em guerras para ter que afogar ou garantir sonhos de poder, e domínio, igualmente, em emissoras de TV pelo mundo afora, para propagar um evangelho demoníaco de prosperidade, tirando do povo o verdadeiro caminho o de Cristo, que quando pregado em sua totalidade, faz com que o mundo mude seu rumo – Basta saber o que a Reforma fez ao mundo no século XVI.
Ahh!, Vou parar por aqui, vocês podem e devem pensar nesta data  e na razão desse NASCIMENTO...
Não vou desejar a ninguém um feliz natal, mas dizer; comemorem, e comemorem com muita alegria, cantem muito, abram seus corações e permitam que o Jesus Adulto, esse Jesus que derramou seu sangue por mim e por você, nasça em seu coração, e orem minimamente pelos seus amigos, vizinhos, professores, pelo motorista de seu transporte, pelo carteiro, pelo padeiro que faz o seu pão...
E que Deus passa ter misericórdia de nós todos, apesar de nós mesmos.


V.D.M.I.Ae. 

0 comentários: