Páginas

quarta-feira, 16 de março de 2011

Pensar dói...



Lutando já há algum tempo com a contradição de ter um pseudônimo nobre e viver uma vida pobre,(interessante como a mudança de uma só letra altera o status do indivíduo...) e tendo que sobreviver com minhas parcas rendas de professor aposentado, e me utilizando das justificativas da tradição para continuar a usar a mesma fatiota por continuidade...

Nessa luta por viver, melhor dizer, sobreviver; o que tenho conseguido pela única e exclusiva graça de Deus; acabei descobrindo que ovo tem gema e em consequência, que pensar dói.

Ta certo que o Caetaninho diz: “De perto ninguém é normal, nem eu mesmo," por isso é que no meu viver costumo guardar uma distancia segura de mim mesmo.

Assim constatei que pensar doí, observei os políticos em seus discurso pré eleição, o povo que os escuta, os primeiros para disfarçar dando aparência de que pensam, falam o tempo todo, falam coisas sem nexo ou sentido, como diz nosso povo:

-Falam mais que a boca”, dando a impressão de que estão em grande atividade cerebral; o povo que os escutam, fingem que os ouvem e que estão entendendo, afinal ninguém está ali para ter dor de cabeça.

É verdade que no exercício de suas funções os políticos sofrem um tanto, já que vez em sempre devem pensar como engambelar o povo, como justificar altos salários sem a necessária contrapartida, trabalho.

Devemos considerar, são uns estóicos sofrem dores atrozes vez ou outra.

Diante da constatação de que pensar dói, passei a ter uma admiração por filósofos, teólogos pois quero crer sejam masoquistas por formação, já que suas atividades centrais resumem-se em pensar, ou seja sofrer dores ingentes; considerem, se pensar coisas triviais dói, o que não dizer de pensar coisas transcendentais, tais como a origem do homem, o destino do ser humano, os valores das relações humanas, a formação do cosmo, o amor ( neste tema o homem costuma confundi-lo com sexo, sendo que este, não exige pensar, pois isso até atrapalha).

Pensar dói foi o que também descobriram os nossos programadores de televisão, que vindo em socorro de nós, míseros mortais, fazem a programação de suas emissoras uma mera repetição de formulas surradas e repetitivas, ou realities shows que nada exigem em termos de pensar, nem dos participantes como dos espectadores; quando um programa inova nos levando a pensar, tem um Instituto por aí que logo derruba a audiência e retira o programa do ar....(poder-se-ia dizer que isso é defesa do consumidor???).

Ah! os megablast pastores aderiram a teoria de que pensar dói, você pode constatar isso, é só ver os tele cultos, os seminários, por aí a fora.

Ainda bem que ainda existem os estóicos, que sofrem dores atrozes para manter a atividade mais nobre que nos foi dada por Deus: Pensar, refletir, apreender...


Louvado seja Deus, e que possa Ele ter misericórdia de todos nós.


V.D.M.I.Ae.

0 comentários: